Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Dez anos de muito amor

Na coletânea Amo Você Volume 10, o cantor PG aparece pela primeira vez após a saída do grupo Oficina G3. Ao lado do 4/1, ele, que prepara seu disco solo pela MK, gravou a canção O Amor de Deus

Por Marcos Paulo Bin

A música evangélica, há algum tempo, deixou de falar apenas do amor do Pai por seus filhos para abordar também o sentimento humano. A gravadora MK Publicitá foi uma das pioneiras nisso, quando sua diretora artística, a cantora Marina de Oliveira, decidiu, em 1994, reunir algumas canções evangélicas românticas – o que na época não era algo tão comum quanto hoje – em um CD com o sugestivo nome de Amo Você. Uma década depois, o recente lançamento do 10º volume da coletânea prova que o romantismo está mais do que consolidado no segmento gospel.

“Sempre reparava que, quando as pessoas tinham uma comemoração de casamento, não havia músicas de amor evangélicas. Senti, então, o desejo de suprir a necessidade do mercado e dos corações apaixonados”, diz Marina, no texto de divulgação do disco.

Amo Você Volume 10 é dividido em três partes. A primeira traz nove faixas, cada uma representando uma edição do projeto. A seguir, vêm duas músicas exclusivas da 10ª edição. Por fim, a terceira parte apresenta cinco canções inéditas, mais um poema lido pelo locutor da rádio 93 FM do Rio de Janeiro (que pertence ao Grupo MK de Comunicação), JR Vargas.

O mais curioso da coletânea é pegar as primeiras gravações – como Amor pra Valer (Marina de Oliveira, do primeiro volume) e Sentimento de Amor (Cassiane & Jairinho, do segundo) – e as mais recentes – como Nosso Amor É Lindo (Voices, do oitavo) e Amo Você (Oficina G3, do nono) – e perceber como os arranjos melhoraram. Nesse sentido, Amo Você Volume 10 é uma demonstração involuntária de como a música evangélica evoluiu na última década.

Grupo Ellas mostra ousadia

O disco também é uma boa oportunidade para quem acompanha a história da MK Publicitá, uma das principais gravadoras gospel do Brasil, verificar a trajetória dos artistas de seu cast. Por exemplo, na faixa 9, a já citada Amo Você, os roqueiros do Oficina G3 ainda traziam PG nos vocais. Duas faixas depois, o cantor, que prepara seu primeiro CD solo, aparece dividindo o microfone com o grupo 4/1, uma das principais revelações de 2003, em O Amor de Deus.

A presença, mais uma vez, de Pamela, na inédita Você Me Conquistou – a cantora participou também da edição anterior, em Um Verso de Amor, uma dobradinha com Alex Gonzaga – mostra ainda que a companhia de Yvelise de Oliveira vem investindo pesado nesse jovem talento, que despontou na pequena Zekap.

Outro recém-contratado da MK Publicitá é Marco Aurélio, ex-Line Records, que, com sua poderosa voz, reestréia na companhia gravando a música Mais do Que Sonhei, mais uma inédita do CD. Marco Aurélio, que trabalhou na MK na década de 90, prepara seu primeiro disco desde a nova contratação. “Todos me receberam de braços abertos. A MK sempre foi a minha casa e será para sempre”, disse o cantor, em entrevista ao portal Elnet.

Cristiane Carvalho, por sua vez, faz realmente sua avant-premièr na gravadora, com a inédita Em Todo Meu Viver, parceria dela com o irmão Wagner Carvalho, conhecido produtor gospel. A canção estará no próximo disco de Cristiane, que começou a carreira no grupo Renascença e vinha atuando, nos últimos anos, como backing vocal de vários artistas.

Entre as canções dos volumes anteriores, algumas se tornaram grandes sucessos da música gospel. Amar Você, interpretada por Fernanda Brum, foi lançada no Amo Você Vol. 3, e transformou-se no hino oficial dos casamentos evangélicos. Maravilhoso Amor, de Kleber Lucas – que, na quarta edição, aparecia nas vozes dele e de Marina de Oliveira – saiu das rádios e foi parar nos grupos de louvor das igrejas. Outro sucesso foi Sentimento de Amor, do segundo volume, com Cassiane & Jairinho. Um casal que, assim como o disco, este ano completa dez anos de história.

Entre as cinco novas, os destaques são Um Olhar, com o Novo Som, presente no novo disco da banda, Vale A Pena Sonhar – o primeiro sem seu ex-baixista e principal compositor, Lenilton – e Nenhuma Lágrima, com o grupo Elas, a primeira faixa de trabalho. A escolha não foi à toa; além de ser uma das mais belas canções do disco, é a mais ousada. Basta conferir os versos: “Não vou derramar nenhuma lágrima, não / Porque você não merece espaço em meu coração / Você me machucou demais, agora segue em paz / Bye-bye”. Será que, há 10 anos atrás, era possível imaginar uma música evangélica como essa?


Veja mais:


   Disco:  Amo Você Volume 10
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  MK Publicitá é a 1ª gravadora brasileira a se filiar à Gospel Music Association e a lançar CD de MP3

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções