Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Palco do Olimpo vira a festa de entrega do Troféu U.M.

Kim e Marcos Paulo Bin, no palco do Olimpo
Galeria de fotos

Há algum tempo o UNIVERSO MUSICAL vem combinando com a produção e a assessoria do Catedral uma forma de entregar à banda o I Troféu U.M., que eles ganharam na categoria “Melhor Disco Ao Vivo de Pop-rock de 2003”, por Acima do Nível do Mar. Como todos do grupo são muito queridos pela equipe do site, a entrega tinha que ser especial.

Foram alguns meses aguardando a oportunidade ideal, até que enfim ela chegou no dia 17 de junho, quando o Catedral fez um show no Olimpo, casa de espetáculos da Zona Norte do Rio. Na verdade, o show foi no dia 18, já que a banda de abertura, Som da Rua, atrasou para entrar no palco, e o Catedral acabou começando a tocar mais de meia-noite.

A princípio, o show de Kim, Julio, Guilherme e o guitarrista contratado Eduardo seria o mesmo que os cariocas assistiram no Canecão, quando começou a turnê. Mas em cima da hora algumas músicas foram cortadas, o que não chegou a tirar a empolgação do público fiel da banda, formado em boa parte por fãs-clubes.

A primeira parte do show foi elétrica, com destaque para a dobradinha Sol de Primavera (Beto Guedes)/With Or without You (U2). Nesta última, o público fazia o coro, dando um bonito resultado.

Do repertório de oito músicas da primeira parte, apenas três músicas foram gravadas em Acima do Nível do Mar: Cotidiano, que abriu o show, Eu Amo Mais Você e O Nosso Amor, as canções seguintes. Nem as duas releituras nem Balada de Uma Saudade, Do Meu Querer e Uma Canção de Amor pra Você estão no disco acústico. Esse fato, que vem acontecendo ao logo de toda a turnê, mostra duas coisas: que Acima do Nível do Mar é considerado pela banda mais um projeto do que um CD de carreira; e que eles já estão com a cabeça voltada para o próximo trabalho de estúdio, A Resposta de 1 Desejo, que sairá ainda em 2004.

Bis continua fazendo falta

Antes do set acústico começar, o editor do UNIVERSO MUSICAL, Marcos Paulo Bin, subiu ao palco para entregar a Kim o Troféu U.M. “Esse é um disco acima do nível”, disse ele, em um trocadilho com o nome do CD premiado. Kim completou: “Estamos vivendo um momento muito especial com esse disco, que já ultrapassou a marca de 100.000 cópias vendidas. É muito bom ser reconhecido no cenário do pop-rock por um site tão respeitado como o Universo Musical. Para nós é uma honra estar aqui. Esse prêmio é de vocês”, disse Kim, apontando o troféu para platéia, que ovacionou.

No momento do violão, apenas três músicas, mas que não deixaram o ritmo do show cair: a lindíssima Mil Maneiras, Eu Quero Sol Nesse Jardim, em uma levada mais roqueira (e melhor) do que a registrada no recente disco, e o ponto alto da madrugada, Quem Disse Que O Amor Pode Acabar, novo sucesso da banda.

De volta às guitarras, um momento curioso. Em Drogas, algumas pessoas da platéia que passaram o show inteiro se jogando umas contra as outras, como se estivessem no show do Charlie Brown Jr., pararam para ouvir a letra, que incita as pessoas a fugirem dos vícios. A roqueira Rio de Janeiro A Dezembro preparou os fãs para o tradicional fim, com Tchau. Cortinas fechadas, acabou o show.

Pena que o Catedral insista na tática de não fazer bis. Não pelo fato de não tocarem mais músicas, mas por não se despedirem de forma mais carinhosa do público. Durante o show, por exemplo, várias pessoas na turma do gargarejo pediam palhetas a Eduardo e baquetas a Guilherme, mas eles não tinham chance de atender aos pedidos, nem sequer dizer não. É meio clichê aquela história de a banda se abraçar quando as cortinas reabrem, se aproximar do público, jogar palhetas e baquetas, mandar beijos etc. Mas é simpático e deixa uma boa impressão. Vamos ver se, nos shows da turnê de A Resposta de 1 Desejo, o Tchau possa não ser definitivo.


Veja mais:


  O que a banda diz sobre o troféu






Matérias relacionadas:

  Catedral fala de A Resposta de 1 Desejo, planeja CD sobre Elvis e admite um possível MTV Ao Vivo
  Catedral inicia turnê nacional de Acima do Nível do Mar
  Kim fala sobre coletânea do Catedral, show no Canecão e carreira solo
  Catedral grava CD e DVD acústico
  Morre guitarrista da banda Catedral


Resenhas relacionadas:

  A Resposta de 1 Desejo
  Acima do Nível do Mar 

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções