Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Críticas duvidosas

Reproduções
O Scorpions foi muito criticado ao lançar seus dois últimos discos, Moment of Glory e Acoustica, por serem trabalhos de releituras. No entanto, os CDs são tão bons que as críticas merecem ser repensadas

Por Marcos Paulo Bin

Nos últimos cinco anos, o lendário grupo de hard rock alemão Scorpions rendeu-se ao mercado, gravando dois discos ao vivo nos quais relia parte de seu vasto repertório de mais de três décadas. Isso é fato, mas as críticas que Klaus Meine (voz), Rudolf Schenker (guitarra), Matthias Jabs (guitarra), Pawell Maciwoda (baixo, substituindo Ralph Rieckermann) e James Kottak sofreram são questionáveis. Complicado? Nem tanto.

É claro que a enxurrada de discos ao vivo que cai sobre o mercado mundial é extremamente prejudicial a todos. Aos novos compositores, que não podem mostrar seu trabalho; às gravadoras, que vivem uma ilusão de vendas (afinal, uma hora o artista que vende milhões de discos ao vivo terá que voltar ao estúdio); ao artista, que não se renova; e ao público, principalmente, que, sem saber, está comprando gato por lebre. A não ser que o tal ao vivo traga muitas faixas inéditas, e boas (o que é raro nos dois casos), quase sempre vale mais a pena adquirir os álbuns originais.

Além disso, ao fazer a fama de projetos como os “Acústicos MTV” da vida, o público acaba gerando um ciclo vicioso – outros artistas vão continuar relendo seu repertório, sem apresentar novidades. Aí o compositor novo não mostra seu trabalho, a gravadora entra na ilusão e começa tudo de novo. Mas é difícil saber se o consumidor é culpado ou vítima. É um tema que geraria longos debates.

Bem, mas e o Scorpions com isso tudo? Em 2000, o grupo liderado por Klaus Meine lançou um disco antológico, Moment of Glory, gravado ao vivo com os conterrâneos da Orquestra Filarmônica de Berlim. Sucessos como Rock You Like A Hurricane (que virou Hurricane 2000), Send Me An Angel, Wind of Change e Still Loving You ganharam belíssimas versões orquestrais, num resultado surpreendente.

No ano seguinte, para desespero de alguns (da crítica principalmente), o Scorpions novamente relia seu repertório, desta vez no formato acústico. Não era um Unplugged MTV, mesmo porque lá fora o projeto não tem a mesma força (e não é tão oportunista, em alguns casos) como aqui. Com o sugestivo nome de Acoustica, o CD foi gravado numa igreja abandonada em Portugal, onde é grande o fã-clube do grupo.

Em Acoustica, lá estavam os mesmos sucessos: Rock You Like A Hurricane (que naquela hora virou Hurricane 2001!), Send Me An Angel, Wind of Change e Still Loving You. O disco era maior, e trazia, além de outros antigos sucessos, duas releituras: Dust in The Wind, do Kansas, e Love of My Life, do Queen.

Após Acoustica, a imprensa mundial caiu em cima do Scorpions, acusando o grupo de continuismo e falta de criatividade. Mas... “Mas”, novamente, Klaus Meine e cia. lançaram um disco lindíssimo. Mesmo com um repertório parecido e um tanto óbvio, até nas releituras, o quinteto conseguiu dar uma cara novas às velhas músicas, que ficaram até melhores que as originais. Os arranjos de Acoustica são magistrais, com destaque para o piano e as cordas. Em muitos fóruns da internet, fãs de rock comentam que é mais bonito acústico lançado no exterior. E realmente é. Se fosse da MTV, seria o melhor da série. Uma pena que a turnê não tenha passado pelo Brasil.

Mas, há cinco anos sem lançar nada novo, o Scorpions já devia a seu público um disco em que voltasse às origens. E é o que eles fazem Unbreakable, cuja crítica você lê a seguir.


Veja mais:


  Unbrekable: Scorpions volta ao hard rock melhor do que nunca
   Disco:  Unbreakable
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções