Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Uma banda paulista a rodar

Divulgação/Alice Rodrigues
O Ludov em um show no Curitiba Pop Festival. Surgida em 95, a banda é uma das principais revelações do cenário indie paulista

Por Marcos Paulo Bin

Uma das principais revelações do cenário roqueiro independente de São Paulo nos anos 90, o grupo Ludov aporta no Rio de Janeiro no dia 18 de junho para uma apresentação única. O quinteto liderado por Vanessa Krongold (voz e violão) – e composto ainda por Mauro Motoki (guitarra, teclado e voz), Habacuque Lima (guitarra e voz), Eduardo Filomeno (baixo) e Paulo “Chapolin” Rocha (bateria) – tocará no Espaço Maurun, no Catete, conhecido pelas festas que promove com temas ligados aos anos... 80!

Mas a década de ouro do BRock não estará esquecida. O DJ Daniel Santos, responsável pela discotecagem da casa, promete relembrar clássicos dos anos 80, de nomes como Depeche Mode e The Cure, mas sem esquecer também roqueiros contemporâneos como Strokes e Placebo. Completa a noite o grupo Grandprix, formado por Luiz Alberto (vocal e guitarra), Filipe (guitarra e backing vocal), Léo (baixo), Bruno (teclado) e Fred (bateria). O show do grupo será baseado nas músicas do CD Amores, Melodias e Afins.

Já o Ludov apresentará basicamente as canções de seus mais recente disco, na verdade um EP, intitulado Dois A Rodar. Lançado em 2003, o disco traz sete faixas, marcadas por um pop-rock básico, radiofônico, mas com boas letras e levadas de guitarra contagiantes.

O principal destaque do EP é a faixa Princesa, um pop-folk cujo clipe que conquistou os espectadores da MTV. No programa “Top 20” do dia 12 de junho, a música ocupou a 14ª posição. O romantismo permeia quase todo o disco, e está presente até mesmo nas roqueiras Dois A Rodar, Da Primeira Vez e Trânsito. Já Aconteceu tem um andamento mais lento, levada pelo teclado, mas sem esconder as guitarras. Completam o EP a balada Melancolia e uma faixa multimídia contendo a canção Estrelas, disponível apenas em MP3.

Do inglês ao português

O Ludov surgiu em 95, mas com o nome de Maybees. A formação era quase a mesma, apenas com outro baterista, Vlad. A música, no entanto, tinha uma diferença considerável: as letras eram em inglês.

Durante os anos 90, o Maybees gravou dois discos independentes e fez vários shows pelo Brasil divulgando-os. Em 2001, eles decidiram se separar. “Concordarmos que aquilo que a banda representava para seus integrantes havia se esgotado, fechado um círculo”, diz o quinteto, em seu site oficial (www.ludov.com.br).

Mas o amor pela música falou mais alto e alguns meses depois eles decidiram se reunir. Como já havia músicas novas e o espírito de seus integrantes era outro, eles decidiram trocar o nome. Inicialmente fizeram um show como Supertrunfo, mas, como existia uma banda homônima, resolveram adotar o nome de Ludov. A idéia surgiu a partir de uma revista eletrônica que o guitarrista Habacuque criou, com a participação de alguns integrantes da banda.

“O nome dessa revista veio do ‘Tratamento Ludovico’, do filme ‘Laranja Mecânica’, de Stanley Kubrick, que por sua vez veio do nome de Ludwig Van Beethoven. Daí veio a idéia de encurtar o nome da revista. Soava bem”, diz a banda.

O quinteto, já com o novo baterista Chapolin, passou dois anos quase sem fazer shows, se dedicando às composição do EP Dois A Rodar. Agora, de volta à estrada, eles buscam uma gravadora que aposte em seu potencial. Dois A Rodar prova que talento não falta.


Veja mais:


  Serviço: confira o dia, a hora e o local do show do Ludov
   Disco:  Dois A Rodar
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Ludov é contratado pela Deckdisc e prepara seu 1° CD


Resenhas relacionadas:

  O Exercício das Pequenas Coisas

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções