Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Da Gama: guitarrista, produtor, embaixador da paz e futuro cantor

Arquivo U.M.
A partir de 2005, Tony Garrido (ao fundo) não será o único integrante do Cidade Negra a ter carreira paralela de cantor. O guitarrista Da Gama também já planeja o seu disco solo

Por Marcos Paulo Bin

Não é só Tony Garrido que mantém projetos paralelos ao Cidade Negra. O guitarrista Da Gama também dá as suas “escapadinhas” da banda. O diminutivo é apenas bondade, já que Da Gama é um verdadeiro multimídia fora do palco.

Mas, diferentemente do vocalista-galã da banda de reggae, Da Gama não grava discos solo, não apresenta programas de TV, não faz filmes nem se diz solteiro no Rio de Janeiro. Muito menos apóia movimentos gays (nada contra...).

O guitarrista, ao lado do baixista Bino Farias, ajuda a União Cultural Esportiva Baixada, que fica na cidade de Belford Roxo, de onde o Cidade Negra é originário. A ONG trabalha junto à comunidade local promovendo atividades musicais e esportivas, além de ensinar dança e auxiliar na alfabetização. Sozinho, Da Gama toca o projeto Basquete e Arte, que promove jogos de basquete com renda beneficente. Para o futuro, a intenção é manter escolinhas em comunidades carentes do Rio.

No entanto, mesmo sem cantar ou tocar em outras bandas, Da Gama não deixa de lado a música quando não está na estrada com o Cidade Negra. Em junho, o guitarrista comemorou um ano do programa “Cidade do Reggae”, transmitido semanalmente na Rádio Cidade do Rio. Ao lado do jornalista e locutor Fernando Costa, Da Gama mostra nomes conhecidos e novos talentos do reggae nacional e mundial, sempre às terças-feiras.

Para comemorar, Da Gama, Tony Garrido, Bino e Lazão fizeram um show, em junho, no Scala, no Rio. A noite teve algumas surpresas. A primeira delas é que o show foi elétrico – algo raro ultimamente para o Cidade Negra, que há dois anos trocou as guitarras pelos violões na turnê de seu bem-sucedido Acústico MTV. O feito acabou servindo de teste para a banda, que no final de julho planeja seu novo disco de inéditas, que, garante Da Gama, será voltado para as “raízes”.

“Esta oportunidade de apresentarmos um show elétrico no Scala foi excelente para experimentarmos as idéias novas, o novo formato. O público pode esperar uma grande surpresa”, diz o guitarrista, sobre o próximo CD do Cidade Negra.

Outra curiosidade da noite foi o reencontro de Rás Bernardo – primeiro vocalista do Cidade Negra, que fez estourar a banda com o hit Falar A Verdade – com os ex-companheiros Da Gama, Bino e Lazão. O guitarrista fala emocionado da experiência.

“O reencontro foi mágico, rolou uma energia muito boa, por parte da banda, do público e, claro, do próprio Rás. Parecia um sonho...”, rasga-se o guitarrista, ressaltando que, em todos esses anos, sempre teve contato com Rás fora dos palcos, e que esta amizade está para ser estreitada ainda mais com uma idéia que eles estão colocando em prática. “Estamos lançando o projeto musical Embaixada Reggae, que conta com CD e shows, em que o repertório é de clássicos da MPB na voz das feras do reggae. Entre elas, Rás Bernardo, cantando Xica da Silva, de Jorge Benjor.”

Em busca de um artista completo

Ainda na área musical extra-Cidade Negra, Da Gama está se especializando como produtor, lançando diversas bandas de reggae. Talvez esse contato com outros músicos tenha estimulado o guitarrista a pensar, para um futuro próximo, em uma carreira solo. Da Gama diz que possui muitas músicas que não se encaixam no perfil do Cidade Negra, e que dentro de mais ou menos um ano pretende mostrá-las ao grande público.

“Quero ter o prazer de cantar, apresentar as minhas canções e também dar oportunidade de apresentar o trabalho de amigos. Todo artista, cantor, músico, tem a necessidade de se expressar por inteiro, e sinto que ainda falta este lado para me sentir completo”, afirma o guitarrista.


Veja mais:


  Entrevista com Da Gama: “me realizo quando vejo a alegria de ter ajudado um ser humano”


Matérias relacionadas:

  Cidade Negra retoma a eletricidade na turnê de Perto de Deus
  Cidade Negra perto de Deus

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções