Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Fãs de Raul Seixas e Tom Jobim conquistam o Brasil

www.maroon5.com
O vocalista e guitarrista Adam Levine em um dos shows do Maroon 5. O grupo conquistou os fãs paulistas e cariocas, que conheciam todas as suas músicas

Por Marcos Paulo Bin

Fenômeno nos Estados Unidos – onde, em dois anos, seu primeiro disco, Songs about Jane (BMG), alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas – o grupo Maroon 5 esteve em maio no Brasil pela primeira vez. Adam Levine (vocais e guitarra), James Valentine (guitarra), Mickey Madden (baixo), Jesse Casrmichael (teclados) e Ryan Dusick (bateria) desembarcaram no país no dia 29 e, já no dia seguinte, botaram o DirectTV Music Hall, em São Paulo, para ferver.

Foi o primeiro show da banda na América Latina. Segundo a assessoria da BMG, o DirecTV estava lotado, com os fãs acompanhando em coro todas as 12 faixas de Songs about Jane. Ainda de acordo com a gravadora, o mesmo frisson deu-se no dia seguinte, 31, quando o Maroon 5 fez um showcase (show promocional, só pra convidados), no Garden Hall, no Rio.

“O Maroon 5 se apaixonou pelo Brasil, em especial pelas mulheres. Fãs confessos de Raul Seixas, os integrantes da banda descobriram que a música brasileira tem muito mais a oferecer: compraram CDs de Marcelo D2, O Rappa, Chico Science e Jorge Benjor. O guitarrista James Valentine é fã de longa data de Tom Jobim”, contou Ana Paula, assessora de imprensa da BMG.

Após os shows no Brasil, a banda seguiu para a Europa, onde se apresenta durante três semanas com Lenny Kravitz. Depois, eles voltam aos Estados Unidos para se apresentar no Bonaroo Festival, em Manchester, Tennessee, no dia 13 de junho. Em julho, o quinteto faz uma turnê por sua terra natal com o cantor John Mayer.

Popularidade em alta

Lançado em 2002, Songs about Jane demorou um pouco para embalar. Mas, quando veio, o sucesso foi avassalador. No último dia 7 de junho, o disco aparecia em 32º lugar entre os 200 mais vendidos da Billboard, completando 56 semanas na parada. Na mesma data, a atual música de trabalho, This Love, aparecia em 7º entre as 100 mais tocadas da Billboard. Já são 18 semanas no chart americano.

Na Inglaterra, Songs about Jane alcançou o topo da parada e ultrapassou as 100 mil cópias vendidas. No Brasil, o grupo vem aumentando aos poucos a popularidade. Também no dia 7 de junho, duas das principais paradas de sucesso do país apontavam ainda a presença do primeiro single do Maroon 5, Harder to Breathe. No Hot 100 Brasil, a música aparecia em 67º lugar (ela estava em 66º na semana anterior), estando há 10 semanas na parada. No Nopem, Harder to Breathe estava mais bem colocada que no Hot 100, saltado da 73ª posição para a 46ª entre as mais tocadas no Rio, onde estava há seis semanas. Em São Paulo, a canção não constava entre as 50 mais. Songs about Jane, que só chegou ao país no fim de 2003, também não estava listado entre os mais vendidos nas duas paradas.

Mas é só andar pelas ruas do Rio de Janeiro para perceber que esta situação está para mudar. A BMG está investindo pesado no Maroon 5, espalhando outdoords, busdoors e outras formas de anúncio por toda a cidade, especialmente pelo Centro e Zona Sul. Os resultados já começam a aparecer, como prova a parada Nopem de execução em rádios. E, após a passagem do grupo pelo país, não vai demorar para o nome do quinteto aparecer também nas paradas de venda.


Veja mais:


   Disco:  Songs about Jane
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Songs About Jane

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções