Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Forroçacana lança novo CD e promete fazer da sua festa um arraiá

Divulgação/Guto Costa
Embora tenha acabado de lançar seu primeiro CD pela Indie Records, o Forróçacana já pensa no próximo. Segundo o grupo, as músicas estão prontas

Por Leisa Ribeiro

Logo no primeiro disco eles foram indicados para o Grammy Latino. Isso foi em 2001. Agora o Forróçacana – formado por Cachaça, Mará, Duani, Chris Mourão e Marcos Moletta – lança seu terceiro trabalho, o primeiro pela Indie Records.

Os Maiores Sucessos de São João com Forróçacana traz um repertório de clássicos nordestinos que certamente estarão presentes em todas as festas juninas por muitos anos. O UNIVERSO MUSICAL foi conferir mais este lançamento.

Como surgiu a idéia de fazer este trabalho em referência ao São João?

Foi uma excelente idéia da Indie Records. Este repertório já faz parte da história do forró e da festa junina, e regravá-lo foi uma honra. A maioria das pessoas dançaram, e dançam, essas canções em quadrilha de colégio. É uma verdadeira memória coletiva da nossa infância.

Como foi a escolha das músicas?

As regravações são de Alceu Valença, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, tudo da década de 40 e 50. Não foi difícil porque nos shows já tocávamos uma série de galopes, que sempre foram o momento alto. A nossa única preocupação era conseguir unir o antigo ao contemporâneo.

Mais a banda já havia feito outras versões?

Já. Versão é uma característica da banda.

Existe algum objetivo novo para o Forroçacana com este CD?

A banda sempre tocou aqui pelo Sudeste, no máximo nas principais capitais do país, mas com este CD a idéia é abranger o Brasil todo, principalmente o Nordeste, que tem um mercado grande, porém fechado. Os nordestinos que moram aqui, que freqüentam a Feira de São Cristóvão, por exemplo, ouvem o nosso som, mas os que moram lá ainda não e esse disco pode romper essas barreiras.

O forró é um ritmo tipicamente nordestino e todos os integrantes do Forroçacana são cariocas. Por que vocês escolheram o forró?

Somos todos cariocas, sim. E percebemos desde o início que existe um preconceito por isso. O Rio concentra diversos gêneros musicais e foi um processo natural a entrada do forró nas nossas vidas. Poderia ser qualquer estilo, mas fomos seduzidos por ele. Começou como uma paixão e quando vimos tocávamos todos os dias, o dia inteiro.

Qual a influência musical da banda?

Tudo. Rock, choro, samba, música clássica, salsa, reggae, jazz... Sempre ouvimos boa música.

Vocês são considerados os percursores do chamado forró universitário. O que acham disso?

Isso foi um rótulo. A gente nunca se inseriu nisso.

Existem planos de DVD para o show deste CD?

Temos vontade de fazer um disco ao vivo e um DVD, até porque quem vai ao show tem um impacto diferente. Sempre tivemos a idéia de fazer homenagens a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outros mestres. Não sei se seria a hora certa de lançar um DVD, mas se for estamos pronto.

Vocês já tocaram fora do Brasil?

Na Europa e nos Estados Unidos. Na primeira vez que a gente foi tocar no exterior a maioria do público era de brasileiros. Aí na segunda vez, quando tocamos em Los Angeles, sentimos a força do forró, porque 80% da platéia era de americanos e de outros lugares do mundo. Mas tinha aquela galera brasileira que vibrava.

Como vocês se conheceram?

Todo mundo é de Laranjeiras (bairro da Zona Sul do Rio). No começo eram dez cabeças no palco, a maior bagunça! Mas aí foi ficando só quem gostava mesmo do bacana do forró. A gente sabe que é importante para uma banda as pessoas terem um elo de amizade.

Vocês já têm idéia do que terá no próximo CD do Forroçacana?

As músicas estão prontas e até o fim do ano ele pode sair. Aguardem!



Veja mais:


  Grupo lança disco com Trio Nordestino e Dominguinhos
   Disco:  Os Maiores Sucessos de São João com Forróçacana
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Forróçacana recebe estrelas da música brasileira na gravação de seu 1° DVD
  Forróçacana contra os rótulos


Resenhas relacionadas:

  O Melhor Forró do Mundo – Ao Vivo

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções