Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Filhos homenageiam Caymmi com disco e show

Reprodução
Danilo, Nana e Dori, na infância, na casa do pai Dorival. Um dos maiores nomes da MPB, Caymmi ganhou dos filhos dois presentes: um disco belíssimo e um show que foi gravado para virar um DVD
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin

No dia 30 de abril, data em que completou 90 anos, Dorival Caymmi recebeu uma festa digna de sua genialidade e de sua importância para a música brasileira. Os filhos famosos Dori, Danilo e Nana fizeram um grande show, no Canecão, cantando somente músicas do pai. O espetáculo – que prosseguiu nos dias 1 e 2 de maio, e será apresentado entre 21 e 23 do mesmo mês em São Paulo – foi gravado para virar um DVD.
No entanto, melhor que o show – que, na metade, tornou-se um pouco morno – foi o disco que o trio lançou: Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo – 90 Anos. O CD é simplesmente fenomenal. Embora tão experiente na MPB e com dezenas de discos gravados, o trio – acompanhado de João Lyra (violão), Toni 7 Cordas (violão 7 cordas), Pedro Amorim e Ronaldo do Bandolim (bandolins), Jorjão Carvalho (baixo), Jurim Moreira (bateria) e os percussionistas Gordinho, Don Chacal, Marcos Esguleba, Beloba e Ubirany – consegue se superar na interpretação das canções. Dori, responsável pelos belíssimos arranjos, também está melhor do que nunca no violão.
O CD traz apenas os sambas de Caymmi. São 20 músicas em 14 faixas (há muitos pot-pourris), todas clássicas. A maioria das canções fala da Bahia ou de coisas típicas do local: Acontece Que Eu Sou Baiano, Vatapá, Você Já Foi À Bahia?, Lá Vem A Baiana, O Que É Que A Baiana Tem?, Dois de Fevereiro, 365 Igrejas, Saudade da Bahia e São Salvador. Mas ainda tem O Samba da Minha Terra, Requebre Que Eu Te Dou Um Doce, A Vizinha do Lado, O Dengo Que A Nega Tem, Rosa Morena e a indefectível Maracangalha, entre outras.
Qualquer adjetivo para o disco será pouco para descrever o que o trio fez no estúdio. A impressão é cada um deu o máximo de si para presentear o pai. Se foi assim, Dorival não poderia receber presente melhor.

Nana relê Dorival pela segunda vez consecutiva

Curiosamente, Nana grava pela segunda vez consecutiva a obra do pai. Seu disco anterior, O Mar E O Tempo, de 2002, trazia 14 músicas de Dorival, a maioria falando do mar. Olívia Hime, por sua vez, lançou no mesmo ano Mar de Algodão, um disco inteiro com essa temática. O CD, no entanto, tinha uma preocupação maior com a orquestração das músicas do que o de Nana.
Também no ano passado, Nana fez o show de lançamento de O Mar E O Tempo no Canecão, contando com a presença dos irmãos. Embora os três tenham mostrado músicas que gravaram em seus discos mais recentes na época, a noite acabou sendo mesmo uma grande homenagem a Dorival, com várias de suas músicas – até as que Nana não gravou – sendo interpretadas primeiro pelo trio, depois só por Dori e Danilo, pois Nana saíra para participar do Prêmio TIM. O show foi considerado pelo UNIVERSO MUSICAL como o melhor de 2003, e teve apenas um erro: não foi registrado. O que foi consertado desta vez.
Agora é aguardar sair o DVD. Apesar de no show terem sido cantadas todas as músicas do CD (e muitas outras) e o disco audiovisual, certamente, trazer muitos e atraentes extras, não espere: Para Caymmi... nasce como um dos principais discos já lançados no país. Daqueles que não podem faltar na discoteca de ninguém que aprecia o melhor da música brasileira.



Veja mais:


  Noite de surpresas no palco do Canecão
  Dorival Caymmi: o gênio e o mito
   Disco:  Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo – 90 Anos
     Ficha técnica, faixas e compositores



 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções