Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Grandes talentos do samba

Reprodução
O Lamento do Samba é o primeiro disco de Paulo César Pinheiro lançado diretamente no formato CD e o primeiro em que ele compôs todas as músicas sozinho

Por Leisa Ribeiro

As gravadoras Acari Records e Biscoito Fino – que sempre tiveram por meta valorizar o melhor da música brasileira, aquela que não encontra espaço nas grandes gravadoras – uniram-se para criar um selo totalmente dedicado ao samba. Trata-se do Quelé, que não poderia estrear melhor: seus primeiros contratados são ninguém menos que Paulo César Pinheiro e Roque Ferreira, dois experientes compositores deste universo. Eles estão lançando, respectivamente, O Lamento do Samba e Tem Samba no Mar.
Paulo tem mais de 30 anos de carreira, e Roque, mais de 20. Juntos, os dois já escreveram quase 30 músicas; oito delas estão em Tem Samba no Mar. “A idéia era fazermos um disco apenas com nossas parcerias”, disse Roque Ferreira, que, no entanto, não conseguiu cumprir seu objetivo, pois seu disco tem 19 músicas, divididas em 14 faixas.
Roque está presente em vários discos dos maiores sambistas brasileiros. No fim dos anos 90, Zeca Pagodinho tornou popular uma de suas letras, Samba pras Moças. Em seus mais recentes trabalhos, Faz Uma Loucura por Mim e Da Noite pro Dia, respectivamente, Alcione e Jorge Aragão também registraram músicas do sambista: a Marrom gravou A Sangue Frio (parceria de Roque com Telma Tavares), enquanto o Poeta do Samba deu sua versão para Castelo de Areia (com Walmir Lima).
Nascido em Nazaré das Farinhas, no interior da Bahia, o compositor, que é uma referência do samba de roda baiano, começou a escrever aos 14 anos e hoje possui 150 músicas gravadas, vivendo exclusivamente da música. Em seu primeiro trabalho, que teve idealização e produção de Luciana Rabello e arranjos de Mauricio Carrilho, estão presentes o coco de emboaba, o samba de capoeira, o samba de roda e o ijexá, ritmos comuns para quem nasce na Bahia e se torna um compositor popular e um escritor sofisticado.

Sem parceiros

Sofisticado e poético é também O Lamento do Samba, quarto trabalho de Paulo César Pinheiro (o primeiro em CD), em que ele se desdobra entre o melodista e o intérprete. Também é o primeiro disco que ele – que tem no currículo parcerias com Tom Jobim, Baden Powell, João Nogueira e muitos outros – compõe totalmente sozinho.
As canções de Paulo César impressionam pela forma espontânea com que equilibram sofisticação e simplicidade, sem deixar de evocar o subúrbio do Rio de Janeiro, berço do samba. Todo repertório do CD é inédito, e revela a beleza natural de melancolias atemporais. No final de 2003, o compositor teve todo o seu trabalho reconhecido quando foi homenageado pelo Prêmio Shell.
Em comum, os dois trabalhos têm o ritmo sensual do samba, sem muita agitação, mas com todo o encanto. De fácil entendimento, as letras sempre remetem a situações do cotidiano. Amigo de Roque de longa data, Paulo César define a bonita relação com o compositor. “Sabia que o baiano tinha talento. Roque me mandou uma fita. Puxei o cardume, com a minha rede de pescar cantigas, e fui destrinchando devagar. Taí o resultado disso, ficou bonito pácaras”, diz o poeta.
Então que venham mais letras, mais músicas, mais sucessos nas vozes de outros intérpretes ou mesmo nas vozes dos dois, grandes talentos que orgulham a música brasileira.



Veja mais:


   Disco:  O Lamento do Samba e Tem Samba no Mar
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções