Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Delírio para os fãs do rock progressivo

Divulgação
Capa do DVD A New Day Yesterday: 1969-1994, que foi lançado originalmente em VHS para comemorar os 25 anos do Jethro Tull

Por Felipe Resende

Bursting Out é mais um álbum do Jethro Tull que está sendo relançado com a tecnologia da remasterização digital. Esse CD, que marca a temporada de shows da banda em 1978, é uma coletânea das gravações das melhores noites que essa temporada propiciou. Palavras de Ian Anderson, que, com atuações performáticas, é uma espécie de embaixador da banda. Neste CD, o Jethro Tull conta com sua formação clássica dos anos 70: além de Anderson, Barre (guitarra), Evan (piano, órgão, acordeão e sintetizadores), Barlow (bateria e percussão), Glascock (baixo) e David Palmer (pipe órgão e sintetizadores).
A edição em dois CDs se vale daquilo que marca o rock progressivo: temas longos e recheados por freqüente alteração de dinâmicas, fórmulas de compassos e indicações metronômicas, além da influência da música erudita. De fato, esses termos mais técnicos se revertem na hora da execução em algo que evidentemente não passa desapercebido, mas não cai na execução técnica pela técnica em si.
Contendo “sucessos” (palavra não muito bem vista pelos amantes do rock progressivo) como Cross-Eyed Mary, Aqualung, Thick as A Brick, Locomotive Breath e Bursting Out, o disco é uma bela amostra do que é o Jethro Tull. O CD traz a íntegra do LP de 78; o disco de vinil já havia sido lançado no formato digital, mas sem algumas faixas, como Bouree e Quatrain. As gravações de 1978 não possuíam tantos recursos quanto hoje, porém todas as faixas apresentam boa qualidade.
Outros dois LPs do Jethro Tull também estão foram remasterizados e estão chegando às lojas. Stormwatch, de 79, foi o último álbum da banda com a formação original, e reflete a preocupação de Anderson com a indústria mundial e a ecologia. A nova edição traz quatro faixas-bônus: A Stitch in Time, Crossword, Kelpie e King Henry’s Madrigal. O segundo lançamento é A, de 80, que na época surpreendeu os fãs devido à nova sonoridade imposta pelos novos integrantes da banda. O CD contém o vídeo (com som estéreo) Slipstream, com apresentações ao vivo e alguns clipes.
Fechando o pacote, a EMI remasterizou em DVD a fita VHS A New Day Yesterday: 1969-1994, que foi lançado em 94 comemorando os 25 anos do Jethro Tull. O vídeo, com som estéreo, traz uma hora e meia de imagens da banda em shows ao longo das mais de duas décadas de estrada, entrevistas com seus integrantes na época e com os ex-integrantes num encontro em Londres e videoclipes. Para completar, há uma faixa escondida, com Anderson e cia. tocando The Witch’s Promise, numa gravação para uma TV francesa em 1970. Delírio total para novos e velhos fãs do rock progressivo.

Grupo apresenta-se novamente no Brasil

Em março passado o Jethro Tull mais uma vez desembarcou no Brasil Esta quarta passagem por aqui faz parte de uma turnê realizada pela América Latina. Com apresentações no eixo Rio-São Paulo (no Rio, o show foi no Claro Hall, no dia 19), o grande detalhe que pôde ser observado foi o público: da geração do final dos anos 60 aos jovens da geração do piercing e dos cabelos coloridos, todos afinados com a banda, cantando suas canções.
Com iluminação nada extravagante nem telão, mais uma vez o Jethro Tull apresentou-se tendo Ian Anderson e Martin Barre como remanescentes de sua formação clássica. No repertório músicas que levaram o público ao delírio como Beggar’s Farm, Flute, Thick as A Brick, Flute Solo Improvisation e Aqualung. Já no bis, Wind-up e Locomotive Breath encerraram a festa com direito ainda à tradicional bola gigante branca com o desenho de Ian Anderson tocando sua flauta sendo jogada para o público.



Veja mais:


   Disco:  Bursting Out
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções