Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Um Canecão ecumênico vibra com show do Catedral

Os integrantes da banda gospel Restaurasom são fãs declarados do Catedral. Além de colecionarem tudo o que é publicado sobre a banda (que é guardado no álbum mostrado na foto), 70% do repertório deles é de músicas de Kim e cia.
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin

Se você é católico ou evangélico, e tem um amigo ou parente da outra religião, já deve ter passado pela experiência nada agradável de discutir sua fé ou seu ponto de vista com essa pessoa. Pois, no dia 6 de abril, o grupo Catedral – que durante dez anos atou como banda gospel, e há cinco dedica-se ao pop-rock secular – conseguiu a proeza de juntar católicos, evangélicos e outros religiosos (ou não) no show que fez no Canecão, no Rio.
Embora o vocalista e guitarrista Kim – que integra o grupo ao lado do baixista Julio e do baterista Guilherme, além de Eduardo, guitarrista contratado, e Carlos Trilha, tecladista convidado – tenha afirmado aqui mesmo no UNIVERSO MUSICAL que acredita que a maior parte do público do Catedral hoje seja de não-evangélicos, os crentes eram maioria no Canecão. Mas também havia muitos católicos. Como os irmãos gêmeos Jorge e Eduardo André, de 27 anos. A dupla, que se diz católica praticante, tem até uma banda em sua igreja, chamada Fanuel (que significa “a face de Deus”), mas acompanha o Catedral desde os tempos gospel. “Acho legal essa mistura, mas acho que o público evangélico deles hoje é bem menor”, disse Jorge, referindo-se ao episódio em que o Catedral deu uma entrevista polêmica a um site e foi mal interpretado pelos crentes.
Para se ter uma idéia do “ecumenismo” do Catedral, um dos maiores fãs-clubes do grupo, Pra Todo Mundo Ouvir, é composto por quase 170 membros, a maioria evangélica, mas tem como presidente o católico Julio Melo. “Viemos com gente de todo lugar – Macaé, Caxias, Nilópolis, São Gonçalo... Muitos são evangélicos, alguns não são, mas todo mundo adora o Catedra
Pra Todo Mundo Ouvir é um dos maiores fãs-clubes do Catedral, com mais de 170 membros, a maioria evangélica. Mas o presidente do fã-clube, Julio Melo (à esq., de calça preta), curiosamente, é católico
l”, disse Julio.
Entre alguns crentes, as palavras eram mais comedidas. Como Gabrielle Carvalho, de 25 anos, membro da Igreja Universal, que negou ser fã do grupo, embora portasse uma máquina fotográfica e dissesse ter todos os discos do Catedral. “Eu os acompanho há 15 anos. Não sou fã, porque só sou fã de Cristo. Mas os admiro”, disse ela.
Outros já se diziam fãs escancarados. Os integrantes da banda independente gospel Restaurasom – Tetê (voz e guitarra), Diego (guitarra), Anderson (baixo), Everton (teclado) e Silvestre (bateria) – carregavam uma pasta de papel de carta repleta de reportagens de jornais e revistas sobre o Catedral. “Somos tão fãs que choramos quando aconteceu aquela confusão com eles”, contou Tetê, ressaltando que 70% do repertório do grupo são covers do Catedral.

Emoção à flor da pele

O público presente não chegou a lotar o Canecão, mas vibrou em cada uma das 22 músicas do show, até mesmo nas inéditas do novo disco da banda, Acima do Nível do Mar. Uma delas já é sucesso nas rádios, Quem Disse Que O Amor Pode Acabar?, que foi um dos momentos altos da apresentação, ao lado de antigos sucessos, como Hoje e Drogas, e alguns mais recentes, a exemplo de Tchau e Mil Maneiras.
No camarim, o grupo avaliou como positivo o primeiro show da turnê nacional de divulgação do CD. “Pela correria que foi, superou minhas expectativas, disse Kim, referindo-se ao pouco tempo que o grupo teve para divulgar o espetáculo. Guilherme, por sua vez, dizia-se satisfeito apesar do som ruim do Canecão. “Mesmo assim a galera curtiu”, disse o baterista. Mas foi de Julio a melhor síntese para a noite: “A resposta do público foi muito boa. A emoção estava à flor da pele; isso é o que importa, e não se estava lotado.



Veja mais:


  Show é dividido em diferentes momentos
  Rock e fé no Canecão
  Confira a agenda do Catedral






Matérias relacionadas:

  Catedral fala de A Resposta de 1 Desejo, planeja CD sobre Elvis e admite um possível MTV Ao Vivo
  Catedral recebe Troféu U.M. no palco do Olimpo
  Kim fala sobre coletânea do Catedral, show no Canecão e carreira solo
  Catedral grava CD e DVD acústico
  Morre guitarrista da banda Catedral


Resenhas relacionadas:

  A Resposta de 1 Desejo
  Acima do Nível do Mar 

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções