Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  O samba diferente de Jorge Aragão

Divulgação/Manoel Guimarães
Jorge Aragão diz que não tem medo de misturar ritmos como rap e forró ao samba. “Não posso ter medo de arriscar nada em se tratando de ritmo; acho que posso fazer uma proposta de samba diferente”, diz o cantor

Por Leisa Ribeiro

Jorge Aragão é citado pela crítica como um dos melhores instrumentistas, compositores e cantores que o Brasil possui desde a década de 80. Em fevereiro, o sambista aproveitou os bons fluidos da virada do ano e a proximidade do carnaval para lançar seu 17º disco solo, Da Noite pro Dia, pela Indie Records. “O Liber (Gadelha, presidente da gravadora) me chamou para fazer um trabalho com representatividade e topei na hora”, conta Jorge, muito animado com o resultado. A música de trabalho do CD é A Canção E O Vento, e a faixa Vendi Meu Peixe faz parte da trilha sonora da novela “Celebridade”.
Com muita ousadia, o mestre do samba trouxe para este CD diversas misturas musicais. São riffs de metais, uma versão do hit Can’t Take My Eyes off You, feita pelo próprio Jorge, assim como a polêmica O Iraque É Aqui, onde ele descreve a violência carioca. Tem ainda funk, rap, forró, tudo misturado ao samba que o compositor sempre fez muito bem. “Não posso ter medo de arriscar nada em se tratando de ritmo; acho que posso fazer uma proposta de samba diferente. Como autor, eu quero experimentar sempre”, justifica o compositor, que ainda colhe os louros do seu último trabalho, Convida Ao Vivo, que gerou seu primeiro DVD. “A resposta do DVD está sendo excelente até hoje, mas eu precisava fazer um trabalho diferenciado”.
E para quem pensa que o CD foi feito da noite para o dia, ele faz questão de esclarecer que não é bem assim. “O nome deste CD representa o momento que vivo, meu estado de espírito ultimamente. Posso estar de cabelo preso e da noite para o dia deixá-lo solto. Posso estar de óculos e da noite para o dia tirá-lo. Na verdade, para realizar Da Noite pro Dia foram mais de 30 dias.”

Samba popular brasileiro

Com uma formação musical que vem das bandas de baile, Jorge Aragão nunca permitiu que o samba saísse de cena em seus trabalhos, apesar de gostar de experimentar instrumentos e parcerias. “Hoje tenho de tudo na minha banda. Sei que as críticas aparecem por conta disso, mas o artista tem que saber levá-las. Eu não posso negar a tecnologia, mas também não posso esquecer todo o resto”, explica o cantor, que tem o hábito de gravar  somente o que gosta e por isso teve dificuldades para escolher o repertório do CD. “Tinha tanta coisa bonita, ouvi muita gente nova, de tudo mesmo. Mas a música tem que estar totalmente certa, inclusive o arranjo, com o que eu quero e no momento certo.”
Ao ser questionado sobre a questão da pirataria, Jorge Aragão tem sua opinião formada sobre o assunto. “Para a gravadora estar defasada hoje é porque um dia ela já ganhou muito dinheiro. Então, se eles quiserem ser meus parceiros, tudo bem. Vamos compor e fazer shows juntos, mas dar percentual do meu show, isso nunca. A pirataria está aí hoje porque alguém bobiou lá atrás e esse alguém não fui eu.”
Outro assunto que deixa o compositor irritado são as rádios segmentadas, que dizem tocar música popular brasileira. “Samba é um tipo de música popular do Brasil. Se um samba é cantado por Milton Nascimento ou pela Maria Bethânia a tal rádio toca, mas um Zeca Pagodinho ela não toca, assim como não toca Jorge Aragão.”
Ninguém duvida que o sucesso deste CD vai vir da noite pro dia, assim como outros trabalhos que retratam o talento de Jorge Aragão.



Veja mais:


  Jorge Aragão sacode a poeira e dá a volta por cima em seu retorno ao estúdio
   Disco:  Da Noite pro Dia
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Jorge Aragão lança 2° DVD e ganha, a contragosto, mais um CD ao vivo
  Exclusivo: Jorge Aragão fala de seu 2º DVD e diz que não quer outro CD ao vivo
  Jorge Aragão reúne convidados em seu primeiro DVD


Resenhas relacionadas:

  Ao Vivo Volume 3

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções