Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Debaixo das asas de Deus

www.marquinhosmenezes.com.br
Antes de começar a carreira solo, Marquinhos Menezes participou como backing vocal em mais de 400 discos. Segundo ele, o segredo para a longevidade é o profissionalismo. “Quando alguém me contrata para fazer backing vocal, tem total confiança no meu trabalho”, afirma
Marquinhos Menezes é um exemplo clássico do chamado “velho principiante”. Não pela idade, porque ele tem apenas 34 anos. Mas experiência não falta a este baiano que, embora esteja lançando apenas agora seu primeiro CD solo, Debaixo de Tuas Asas (MK Publicitá), já milita há 12 anos na música evangélica.
O cantor começou a carreira como guitarrista da banda Rhema, com quem lançou um CD, pela própria MK. Com a banda, foram ainda dois discos independentes até que, após uma dissidência, parte do grupo formou o Rhemajireh. Com eles, foram mais três álbuns – dois pela MK e um pela AB Records, o último do grupo, que no momento está parado. Desde 88, Marquinhos Menezes também é figurinha fácil nos encartes dos discos evangélicos, como backing vocal. Tudo começou quando Marquinhos, na época na MK, foi incentivado por Marina de Oliveira (filha dos donos da gravadora) a fazer vocal para um LP de Maurizete Catarina. De lá para cá, o baiano já atuou em mais de 400 discos. “Acho que o segredo para me manter há tanto tempo nesse mercado é o profissionalismo. Trabalho nos CDs de outras pessoas como se fosse o meu próprio. Quando alguém me contrata para fazer backing vocal, tem total confiança no meu trabalho”, afirma Marquinhos.

Vocais e produção de luxo

Como forma de retribuição, Marquinhos Menezes contou com um time de backing vocals de luxo em seu primeiro CD solo. Participam do disco Cassiane, Eyshila, Jozyanne, Bethânia Lima (do Grupo Ellas, também ex-integrante do Rhemajireh), Lílian Azevedo (mulher de Marquinhos, cantora respeitada no meio gospel e fonoaudióloga de meio mundo de cantores evangélicos), entre outros. A produção vocal ficou por conta de Jozyanne, Cassiane, Jairinho Manhães e Emerson Pinheiro, os dois últimos também produtores musicais de Debaixo de Tuas Asas. “Como há anos eu trabalho com essas pessoas, elas fizeram questão de retribuir participando do meu disco. A Cassiane, grávida na época, quase tendo filho, não abriu mão de cantar conosco. Foi uma grande honra”, conta Marquinhos, com humildade.
A participação de grandes cantores e de dois renomados produtores é apenas um dos motivos para Debaixo de Tuas Asas ser um grande disco, um dos melhores lançamentos do ano. O CD é bom do início ao fim, com destaque para músicas como Mais de Ti (em que Marquinhos Menezes mostra toda sua bela voz), Bendizei A Cristo, que traz solos de guitarra estilo anos 80 (o guitarrista do disco é Sérgio Knust, integrante do grupo Yahoo, famoso na época), as belas Portas da Justiça e Que Queres Que Eu Te Faça? e a faixa-título, sucesso em todo o Brasil. Na 93 FM, rádio carioca que pertence ao Grupo MK de Comunicação, a canção está há dois meses entre as dez mais pedidas. “Da última vez que apurei, Debaixo de Tuas Asas estava em quarto lugar. Para mim, que sou um lançamento da gravadora, e estou disputando com nomes estabelecidos, é uma vitória. Minha agenda está apertada, tenho me apresentado em vários lugares do Brasil e recebido toneladas de e-mails todos os dias”, conta ele.
Marquinhos Menezes também acredita que a gravadora já descobriu e está valorizando o seu potencial. “A MK me deu uma estrutura muito boa. Meu disco não foi barato; ao todo, foram 42 músicos de ponta participando. Com isso, o CD tinha que dar certo. E está dando. Tanto é que a gravadora costuma lançar o playback de um disco somente três meses depois de seu lançamento, para testar as vendas. Comigo o playback está sendo lançado um mês após o CD chegar às lojas, pois a procura está muito grande”, afirma.
Mas é claro que um bom CD não é feito sem grandes compositores. Embora Marquinhos componha para nomes como Cassiane, Bruna Carla, Jozyanne e Pamela, ele escolheu apenas três músicas próprias para seu disco: Portas da Justiça, Eu Não Posso Deixar de Te Louvar e No Altar. O cantor explica que procurou utilizar uma forma diferente de escolher o repertório. “Não quis dar prioridade às minhas músicas; escolhi essas três porque tratavam de assuntos que as outras músicas não abordavam. Eu recebi mais de 300 composições, inclusive do Kleber Lucas, da Eyshila, da Ludmila Ferber e de outros grandes compositores. Mas não quis saber de nomes. Eu ouvia a música e, se ela me tocasse, eu a escolhia. Só depois via de quem era.”
Com o sucesso Debaixo de Tuas Asas, de Klênio, não foi diferente. “Ouvi essa música apenas uma vez e já a separei das demais. Para o CD, seria ela e mais 11!”, brinca Marquinhos. Uma intuição – ou, talvez, uma iluminação – de quem está debaixo das asas de Deus, pronto para estourar nacionalmente como um grande cantor gospel.


Veja mais:


  Acidente mudou a vida do cantor
   Disco:  Debaixo de Tuas Asas
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Debaixo de Tuas Asas  
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções