Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  A contraditória e abençoada carreira de Beno César

Reprodução
Beno César acredita que a distância entre seu novo disco e o último tenha feito as pessoas esquecerem seu lado cantor. “Esse é o meu principal ministério”, afirma ele
Cristina Mel, Jamily, Mara Maravilha, Gisele Nascimento e Leonor;  Dalvan, Tino, Erlon e J. Neto; Edilson Maia e Kades Singers. Não, não se trata de uma escalação de um time de futebol evangélico. São apenas alguns dos vários artistas gospel que gravaram, gravam e certamente ainda vão gravar músicas de Beno César, quase sempre com a irmã e parceira Solange de César.
Entre os muitos sucessos da dupla, estão Deus de Maravilhas (na voz de Mara), Além das Aparências (J. Neto) e Tempo de Vencer (Jamily e Robinson Monteiro). Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), entidade responsável pelo pagamento de direitos autorais, Beno e Solange entre os 11 compositores mais executados em rádios no país.
Apesar de tanto sucesso, a carreira de Beno César é cercada de contradições. Vindo de uma família de músicos, ex-integrante dos renomados grupos Banda e Voz e Rebanhão, Beno ainda é um dos mais requisitados produtores do Brasil, arranjador e diretor artístico da Line Records. Pouca gente sabe, no entanto, que ele também possui uma carreira solo como cantor, tendo lançado três discos. O último, Paraíso Azul, foi há quatro anos.
Lançando agora seu quarto álbum, Ao Cheiro das Águas (Line Records), Beno pretende firmar-se como cantor. Segundo o músico, o grande espaço entre seus dois mais recentes trabalhos fez com que as pessoas esquecessem essa sua faceta, que, acredite, é a que ele mais gosta. “Esse é o meu principal ministério, com o qual passo de uma forma bastante particular a palavra de Deus. As demais ocupações procedem deste que é o mais importante pra mim”, afirma o cantor.
Beno, quase sempre ao lado de Solange, compôs todas as músicas do último CD de Jamily, o infantil Arrumbacomballé. O álbum traz 13 faixas dançantes, repletas de batidas eletrônicas e ritmos como reggae, forró e rap. Em seu próprio CD, no entanto, Beno prefere o estilo pop melódico, com músicas que ressaltem o virtuosismo dos instrumentistas – nomes experientes como Pedro Braconnot, Tutuca Borba (teclados) e Cláudio Infante (bateria) – e sua voz suave. “Me identifico melhor com estilos melódicos, onde me sinto bem ao interpretar. Gosto do jeito que canto”, diz Beno.
Entre as músicas desse estilo, estão faixas como Ao Cheiro das Águas, Posso Voar, Salva-me de Mim, Eis-me Aqui e Lírio dos Vales, que aparece em duas versões (a segunda com uma mensagem bíblica narrada). Mesmo com um CD essencialmente de canções intimistas, Beno não deixa de lado a eletrônica, utilizando a todo momento loopings e programações, mesmo que discretamente. “Gosto de arranjos modernos e sofisticados, o que aliás não poderia ser diferente, já que lido com isso. Só que no meu caso, em particular, preciso de um equilíbrio nas concepções dos arranjos, estilo das músicas, devido ao fato de a minha voz ser um tanto suave, correndo o risco de ser engolido por determinado ritmo ou arranjo”, justifica o cantor. As canções mais agitadas do disco são Bendito Seja, um quase forró, e Dia de Festa.

Irmãos compõem um faixa do CD

Enquanto assina um disco inteiro de Jamily – o que também fizera em Coração Sonhador, primeiro trabalho gospel de Tino, ex-Warner – Beno, surpreendentemente, não compõe todas as faixas de Ao Cheiro das Águas. Eis-me Aqui é de autoria dos irmãos do músico, David e Ester César. “Aproveitei o fato de a canção de David estar incluída no repertório para convidá-lo a cantar a música comigo, dando também oportunidade de mostrar seu talento com o belo solo de guitarra que fez”, explica Beno, que ainda tem outros oito irmãos, quase todos músicos.
O amor, tema cada vez mais freqüente na música gospel, também aparece em Ao Cheiro das Águas. Beno, no entanto, não se restringe ao sentimento homem-mulher, presente na faixa Ao Som das Catedrais, que traz a participação de sua mulher, Lidiane. O cantor também fez Pinguinho de Mim, uma música em homenagem à filha Camille, de 2 anos, que inclusive participa da canção, ao lado da mãe. “Esse CD retrata uma outra fase na minha vida, pois esse é o primeiro que tenho a alegria de dividir com minha esposa e filhinha a interpretação de louvor a Deus, o que para mim foi a realização de um sonho”, afirma Beno, que ainda compôs Amor de Mãe. “Este também foi o primeiro CD em que tive a oportunidade de dedicar uma música a minha mãe, que é sem dúvida sustento desse ministério em súplicas e orações. Estendo esta canção para todas as mães do Brasil.
Mas, acima de tudo, a preocupação de Beno César em seu novo CD é adorar a Deus e mostrar a fé que possui Nele. É o que mostra a faixa Alegria Real, que traz os versos “Eu não acho nada, eu tenho certeza / Pela minha fé sou mais que vencedor / A minha alegria não é de fachada / Nasci para vencer, não abro mão por nada / De ter a vida abençoada”. “Tenho buscado agradar ao meu Deus em tudo o que faço, procurando dar o melhor de mim, fazendo assim a sua vontade. Abro mão muitas vezes das minhas, buscando o reino de Deus e a sua justiça, a fim de que todas as outras coisas, segundo a Bíblia, me sejam acrescentadas”, afirma Beno. No louvor a Deus, pelo menos, a carreira de Beno sempre foi coerente.


Veja mais:


  Entrevista com Beno César: “muitas vezes as pessoas acham que você sempre esteve em posição privilegiada, sem imaginarem os desertos que já atravessou”
   Disco:  Ao Cheiro das Águas
     Ficha técnica, faixas e compositores
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções