Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Da moda de viola ao duplo sentido

www.porteirapaulista.com.br
Teodoro & Sampaio estão lançando novamente um CD duplo, mas Mulher Chorona é diferente do anterior, Mulher de Peão – Ao Vivo. Em vez de misturar sucessos a inéditas, a dupla fez um disco de estúdio para as canções novas e outro ao vivo para os hits
O samba e a música sertaneja guardam muitas semelhanças quanto às suas vertentes. Ambos possuem o lado dito “de raiz”, que remete às origens do gênero; uma face mais dançante, bem-humorada, descompromissada; e ganharam, a partir dos anos 90, uma cara pop-romântica, que é seguida, na maioria dos casos, pelos “pop-stars” de hoje.
A dupla Teodoro & Sampaio é um daqueles poucos nomes que conseguem misturar essas três vertentes da música sertaneja, criando um estilo próprio. Eles fazem moda de viola sem serem “radicais”, como Tonico & Tinoco; são bem-humorados sem serem escrachados, como Cezar & Paulinho; e são românticos sem serem melosos, como Zezé di Camargo & Luciano.
Essas características ficam evidentes em Mulher Chorona, 18º disco da dupla e o segundo pela Indie Records. Como o anterior, Mulher de Peão – Ao Vivo, o CD é duplo, mas com uma diferença: em vez de misturar sucessos a inéditas, Teodoro & Sampaio resolveram separar as coisas. O disco 1, gravado em estúdio, traz 15 músicas novas, enquanto o segundo, ao vivo, vem com 15 hits que fizeram o nome da dupla Brasil afora.
As canções inéditas trazem todas as características que sempre permearam a carreira de Teodoro & Sampaio: muito bom humor, com toques de ironia e malícia, e romantismo. A maioria das faixas do CD 1 é bem animada, e tem tudo para cair nas graças das festas de peão.

Coisas do interior

Ouvir Mulher Chorona é rir quase do início ao fim. O disco começa com a faixa-título, que fala daquelas mulheres que sofrem por tudo, choram, prometem ir embora mas acabam ficando. A segunda, Alô Mulherada, é simplesmente hilária. “Alô mulherada aposentada / Encostada, isolada, que ainda tem a manha / Se precisar de um pouco de calor / Fala aqui com o professor / Que eu tiro a teia da aranha”, diz a letra, no melhor estilo “eles estão se achando”. No final, a dupla arremata com uma frase bem canalha, mas que soa sincera: “Pra quebrar galho não existe mulher feia”. Coisa típica do interior.
Ainda no estilo “ele é o bom”, tem Você Quer Largar de Mim. Basta conferir os versos: Você quer largar de mim / Meu amor pode largar / Eu não estou nem aí / Você acaba de sair / Eu ponho outra em seu lugar”. Machismo? Talvez, porém, mais uma vez, não soa ofensivo. Como em Vai Chover Mulher, música um tanto cafajeste, mas muito engraçada: “Deu na televisão, acredite se quiser / No final de semana vai chover mulher / (...) Vou ficar de olho aberto esperando esse toró / Quando essa chuva chegar eu não quero dormir só / Meia dúzia de mulher e eu no meio agarrado / Pode vir como quiser / Se for chuva de mulher, quero morrer afogado / Eu estou bem preparado / Quero que chova à vontade / Sendo mulher bonita / Tô querendo tempestade”.
Teodoro & Sampaio jogam com o duplo sentido em duas músicas divertidas e agitadas: Filho da Tuta, na qual Teodoro (a voz principal da dupla) se recusa a fazer DNA para reconhecer um suposto filho (“Sei muito bem que o menino não tem culpa / De ser o filho da Tuta”) e Só Dou Carona pra Quem Deu pra Mim, que dispensa comentários.
O clima de festa de peão só acaba nas três últimas faixas. Telefone no Ar e Vendavais são românticas, enquanto Eternos Companheiros é uma espécie de autobiografia. “Tô nas paradas de sucesso atualmente / Sou violeiro do pé quente, do rádio e da televisão / Muitos troféus, discos de ouro e de platina / Sou violeiro prata fina, no país sou atração”, diz a letra, que, apesar de parecer, não tem nada de pretensiosa.


Veja mais:


  CD ao vivo, gravado nos EUA, mostra o reconhecimento da dupla
   Disco:  Mulher Chorona
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Anna Julia
  Ao Vivo Convida
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções