Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Um movimento inovador

Divulgação
O 3º CD do Manimal, Espírito Congo, preserva a principal característica da banda, que é ter um pé na modernidade e outro na cultura popular
Por Leisa Ribeiro

Espírito Congo
é o terceiro CD da banda Manimal, que assinou contrato com a Indie Records em 2002, e teve esse trabalho relançado pela nova gravadora em meados de 2003. A banda capixaba, composta por Alexandre Lima (vocal/guitarra), Amaro Lima (vocal/baixo), Queiroz (bateria), Fábio Carvalho (vocal/percussão) e Ronaldo Rosman (vocal/efeitos), vendeu mais de 10 mil cópias do disco somente no Espírito Santo.
Misturando congo com rock, reggae, samba, música eletrônica, MPB e pop, Espírito Congo preserva a principal característica da banda, que é ter um pé na modernidade e outro na cultura popular. O CD tem a participação especial de Da Gama, do Cidade Negra, na faixa Promessa. A conhecida toada Velho da Palmeira, do folclore capixaba, ganhou uma versão hardcore de tirar o fôlego.

Banda ganhará seu primeiro DVD

Muito respeitada no Espírito Santo, a banda, que surgiu há sete anos (e mantém a mesma formação até hoje), é uma das principais responsáveis pela desmarginalização do congo, que antigamente só era ouvido em festas populares regadas a muita cachaça, principalmente em dezembro, mês que marca os festejos em louvor a São Benedito. A capa do CD é uma demonstração de devoção ao congo e suas origens.
Conta a lenda que, em 1836, um navio negreiro naufragou na costa capixaba e os tripulantes pediram proteção ao santo, se agarrando ao mastro da embarcação representada na festa (e na capa do CD) pelo barco Palermo. Milhares de pessoas se reúnem até hoje para as comemorações, que a partir de 1996 ganharam a participação do Manimal, inaugurador do movimento Rockongo.
A ligação da banda com o congo é tão forte que parte da renda arrecadada com a venda do CD será revertida para os grupos de congo do Espírito Santo, dando uma opção para enriquecer a música popular brasileira e divulgá-la também no exterior. Tanto que a meta do Manimal para 2004 é fazer mais uma turnê pela Europa.
Ainda no primeiro semestre deste ano, deve sair o primeiro DVD da banda, que já começou a ser gravado nos shows que aconteceram em São Paulo e Minas Gerais. “Acho que podemos chamar esse trabalho de ‘Manimal na Estrada’, mas o grande show para a gravação será em Vitória no dia 11 de abril”, conta o produtor Edu Louzada.
O Manimal acaba de ganhar os prêmios de melhor banda capixaba de 2003 e melhor show no Espírito Santo, além de ficar entre as três melhores músicas com Puxada de Rede, faixa de Espírito Congo. Ufa! O ano de 2004 tem tudo pra ser Manimal!



Veja mais:


   Disco:  Espírito Congo
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Manimal encerra turnê de Espírito Congo no Rio recebendo convidados


Resenhas relacionadas:

  Ao Vivo
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções