Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  A vivência do mestre Cartola

Divulgação
Flavio Bauraqui e Mariah da Penha fascinam o público não só com suas interpretações, mas também com a expressão e a personalidade, muito bem retratadas, de figuras importantes para a cultura brasileira

Por Leisa Ribeiro

Angenor de Oliveira é parte de uma fase muito importante da cultura carioca, mas poucos o conhecem por este nome. Angenor é mais conhecido como Cartola, o nosso mestre Cartola! Autor de sambas inesquecíveis, pela primeira vez ele ganha um musical em sua homenagem, “Obrigado, Cartola!”, que está em cartaz desde o dia 8 de janeiro, abrindo a temporada teatral de 2004 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Com direção de Vicente Maiolino e texto de Sandra Louzada, o espetáculo conta a história de Cartola desde a fundação da Estação Primeira de Mangueira, escola do coração do mestre, onde ele assumiu o cargo de diretor de harmonia logo no primeiro momento.
Cartola é muito bem representado pelo ator Flávio Bauraqui. Após interpretar Tabu no filme “Madame Satã” e Jair Rodrigues em “Elis, Estrela do Brasil”, Flávio assume com categoria seu primeiro protagonista. “Viver Cartola no teatro tem um significado muito forte para mim: além da admiração pelas suas músicas, me identifico com a sua história, pois também sou negro e tenho um histórico de vida parecido com o dele, de resistência, de luta”, conta Bauraqui.
O único samba inédito do musical é de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, que leva o mesmo nome do espetáculo. As músicas de Cartola estão presentes em todos os momentos da peça, sempre para fundamentar os esquetes que passeiam por diversos momentos de sua vida. São clássicos como As Rosas Não Falam, Quem Me Vê Sorrir e Tive Sim.

Musical conta a história do compositor Bento

A trama gira em torno do compositor Bento, que está criando uma música para concorrer ao samba-enredo da Mangueira, contando a trajetória de Cartola na Sapucaí. É partir disso que o público toma conhecimento da história do compositor e poeta admirado por grandes nomes da música como Villa-Lobos e Nara Leão, que também estão presentes na peça.
Para escrever sobre Cartola, Bento passa a informar-se e a envolver-se com sua vida, deixando a platéia atenta a cada detalhe desde 1928 – data da fundação da Mangueira – até 1980, ano da morte do compositor, aos 72 anos. Os figurinos e cenários ganharam vários tons de verde e rosa, fazendo jus aos luxuosos desfiles de carnaval. A produção do espetáculo é de Julia Rabello, Laura Castro e Marta Nóbrega, que idealizaram o projeto e também atuam no musical.
Apaixonadas pelo compositor, elas resolveram arregaçar as mangas e partir para a busca de patrocínios. E, depois de um ano, a recompensa: o musical, que fica em cartaz até o dia 28 de março, já tem ingressos esgotados para o mês de janeiro. Um dos pontos altos do espetáculo é a caracterização de Flávio Bauraqui e Mariah da Penha, respectivamente Cartola e Dona Zica. Eles fascinam não só com a interpretação, mas também com a expressão e a personalidade, muito bem retratadas, de figuras importantes para a cultura brasileira.
Além dos atores, ainda compõem o musical seis músicos que tocam ao vivo durante toda a apresentação. Ao final, o comentário entre a platéia, ainda emocionada, era único: obrigado, Cartola!



Veja mais:


  Confira a ficha técnica do musical
  Serviço: veja os dias e horários do espetáculo “Obrigado, Cartola!”

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções