Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Uma gravadora em busca da modernidade

Imagine uma gravadora pequena, recém-criada, estreando no mercado fonográfico com o lançamento do primeiro disco ao vivo de um artista consagrado da MPB. Parece loucura? Pois essa façanha foi realizada há dois anos no meio evangélico, e a tal gravadora hoje é uma das mais importantes do cenário gospel brasileiro. Em junho de 2000 a Zekap iniciava suas atividades com a gravação do CD e vídeo ao vivo de ninguém menos que Sérgio Lopes, um dos mais nomes respeitados da música gospel. “Foi uma grande responsabilidade, mas eu gosto de desafios. Coisa nova é comigo mesma”, diz a socióloga Cláudia Fonte, que dirige a gravadora ao lado do comerciante José Carlos Novarin.
Localizada em Bonsucesso, Zona Norte do Rio, a Zekap surgiu a partir de uma dissidência da vizinha AB Records, dirigida pelo pastor Ronaldo Barros. Apaixonado por música, Novarin, então parceiro do pastor, decidiu ter sua própria gravadora para aproximar-se dos artistas evangélicos e, assim, levá-los mais facilmente à igreja que freqüenta. Cláudia Fonte, na época gerente de vendas da AB Records e freqüentadora da mesma igreja, foi então chamada para ser sócia no novo empreendimento. “Quando viemos para cá a intenção era fazer uma gravadora pequena, que ajudasse a nossa igreja. Começamos e aí surgiu a oportunidade de fazer nosso primeiro CD, que foi o Sergio Lopes Ao Vivo”, conta Cláudia.

Revelando talentos

Vencido o desafio inicial, a Zekap começou a buscar novos nomes para montar seu cast. A primeira a chegar foi a jovem Pâmela, na época ainda desconhecida no mundo gospel. “Tivemos que buscar alternativas, pois as rádios do Rio não tocam nossas músicas. Mas conseguimos fazer o nome da Pâmela em muitos estados e ela passou a ser o nosso segundo carro-chefe”, comemora a diretora. O bom trabalho de Pâmela na Zekap atraiu a atenção da MK Publicitá, a maior gravadora gospel nacional, que recentemente a contratou.
Não demorou para que a gravadora revelasse outros valores como Gisele di Mene e Kellen e recebesse também artistas consagrados como Val Martins e Rose Nascimento, que lançaram recentemente seus novos trabalhos pela Zekap.
A chegada de Pâmela marcou o que seria a principal bandeira da Zekap: a busca da modernidade. A inovação está presente nas capas dos CDs, nos anúncios publicitários, no programa de TV “Geração Jovem” e nos lançamentos musicais. As apostas da gravadora na área adolescente/jovem são Rodrigo Vieira, filho da cantora Marilene Vieira, a cantora-mirim Bianca Mello e o grupo Khorus, uma boy band gospel. “A adolescência é um período muito complicado, em que as pessoas procuram se desviar da igreja, sair dos caminhos de Deus. Nós abrimos um mercado que praticamente não existia”, diz Cláudia. A gravadora investe também na linha MPB, com nomes como o cantor Dennis e o grupo Assembléia do Som.
Num mercado em franca expansão, no qual a cada dia se multiplicam artistas, rádios e gravadoras, a Zekap busca se diferenciar investindo nos aspectos humano e espiritual. Para Cláudia, o mercado gospel não pode estar restrito à venda de CDs. “Eu seria hipócrita se dissesse que não precisamos vender. Mas temos um compromisso com Deus e com as pessoas que trabalham conosco. Pergunto sempre como vai a vida espiritual dos artistas, se estão lendo a Bíblia, se estão sabendo falar com as pessoas”, diz a diretora, que está preparando cultos ao ar livre com a presença do cast da gravadora. “Sem cobrança de ingresso nem venda de CD. É para evangelizar mesmo”, ressalta.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções