Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Djavan, política, romantismo e homenagem à mãe no novo CD de Leci Brandão

Divulgação/Marcos Hermes
Em seu novo CD, Leci Brandão homenageia a mãe, dona Lecy, que em 2002 completa 80 anos
Um dos compositores mais gravados do país, Djavan vem sendo tardiamente descoberto pelos sambistas, pagodeiros e afins, que incluíram músicas do artista alagoano em trabalhos recentes. Em seu disco Ao Vivo, Belo fez muito sucesso com uma versão para Lambada de Serpente. Já o SPC, no CD Acústico, verteu para o pagode Um Amor Puro. Nova sensação do samba, o grupo Revelação incluiu uma releitura para Se... em seu novo disco. Um dos poucos remanescentes da onda de grupos de axé que tomou conta dos anos 90, os baianos do Harmonia do Samba fizeram jus ao nome do grupo em Oceano, faixa do CD O Rodo.
A mais nova “djavanmaníaca” é Leci Brandão, que empresta os cavaquinhos, tantãs, pandeiros e tamborins de sua banda Sampagode para uma versão de Lilás, uma das 15 faixas de seu 20º CD, A Filha da Dona Lecy. Mas a cantora afirma que esse namoro, pelo menos no caso dela, não é recente. “Sempre cantei Djavan, mas nunca havia gravado. Há mais ou menos um ano e meio eu o encontrei no Aeroporto Santos Dumont, na ponte aérea, e disse que pretendia gravar alguma coisa antiga dele. Ele disse que ficaria feliz, pois gosta muito do meu trabalho. E como eu já vinha cantando Lilás há algum tempo, achei que estava na hora de colocá-la no repertório”, conta Leci.
Lilás não é a única novidade em A Filha da Dona Lecy. Este é o segundo CD ao vivo da cantora em apenas dois anos – o primeiro, Eu Sou Assim, lançado em 2000 pela Trama, só chegou depois de 25 anos de carreira. “Gostei da experiência de gravar ao vivo. Nada se compara a essa emoção, pois você tem a participação direta do público. É uma coisa mais vibrante, mais pé no chão”, explica. Diferentemente daquele CD, mais retrospectivo, trazendo sucessos como Papai Vadiou e Isso É Fundo de Quintal, o novo trabalho mistura músicas inéditas, homenagens, pagodes românticos e regravações menos conhecidas. A faixa-título, um partido-alto inédito, é o melhor momento do disco. A música é dedicada à mãe da cantora, que em 2002 completa 80 anos. Compositora intuitiva, Leci explica que a homenagem surgiu por acaso. “Estava em São Paulo, tomando uma chuveirada, e, quando acabei, me veio aquela coisa na cabeça: ‘eu sou filha da dona Lecy, mulher que mora no meu coração’. Saí, escrevi a letra toda e depois veio a melodia. Então decidi dar o título do CD em homenagem à minha mãe”, diz a cantora, que já homenageara dona Lecy no disco As Coisas Que Mamãe Me Ensinou, de 1989.
Também são inéditas as faixas Cadê A Dignidade, cuja letra trata de política e exclusão social, temas freqüentemente abordados por Leci; Brasil de Bola E de Samba, que fala das semelhanças entre o Carnaval e o futebol; e CD do Aragão, dedicada ao Poeta do Samba. Leci homenageia ainda Jovelina Pérola Negra, com o pot-pourri No Mesmo Manto/Pomba Rolou, e Happin’ Hood, que canta com ela na faixa Sou Negrão, do próprio rapper paulista. “Eu já havia gravado essa música para o disco dele, em estúdio, mas queria um registro ao vivo. O Happin’ Hood me deu a oportunidade de fazer o primeiro clipe de toda a minha carreira”, diz Leci, que, depois de participar do clipe de Sou Negrão, virou figurinha fácil na MTV.


Veja mais:


  Disco é presente a São Paulo
  Reconhecimento popular
   Disco:  A Filha da Dona Lecy
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Leci Brandão canta para a comunidade
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções