Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Tribalistas são os grandes vencedores do X Prêmio Multishow

Cia. das Fotos
Os Tribalistas foram os grandes vencedores da noite, levando para casa três prêmios: Melhor CD, DVD e Música
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi o palco do X Prêmio Multishow de Música Brasileira, realizado no dia 3 de junho e transmitido, pela TV, para Brasil e Portugal. Foi a quinta vez que o imponente teatro recebe a festa promovida pelo canal a cabo, que há cinco anos empresta seu nome ao evento; antes, ele era chamado de Prêmio TVZ. Para comemorar uma década de atividades, o produtor Luiz Carlos “Meu Bom” decidiu inovar, formando superbandas com grandes nomes do pop e do rock nacionais – alguns deles aspirantes aos prêmios de Melhor Cantor, Cantora, CD, DVD, Clipe, Grupo, Instrumentista, Música, Show, Revelação Solo e Revelação Grupo – para interpretar músicas premiadas nos anos anteriores.
Por ser uma votação popular – o público pôde escolher, pela internet, um entre os cinco indicados de cada categoria, que foram os mais votados em uma eleição prévia realizada também entre os internautas – houve algumas discrepâncias nos resultados. Os campeões da noite foram os Tribalistas, grupo formado em 2002 por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown que já arrebatou uma legião de fãs com seu primeiro CD/DVD, auto-intitulado, que emplacou nas rádios os hits Já Sei Namorar e Velha Infância.
O trio subiu ao palco três vezes, para ganhar os troféus de Melhor CD, DVD e Música, por Já Sei Namorar. Marisa, Arnaldo e Carlinhos só perderam em uma categoria: Melhor Clipe, ganho por Frejat, com a música Segredos, em uma das surpresas da noite. Não pelo clipe em si, que, com uma animação fantástica, realmente era o melhor entre os concorrentes, mas pelo artista. Nem mesmo o vocalista do Barão Vermelho acreditava na vitória. “Fiquei surpreso. Não esperava, pois nesse tipo de premiação a popularidade conta mais que a categoria em si. Mas fiquei feliz de ganhar; sou tão fã do clipe quanto o público”, disse o cantor, que já havia ganho o prêmio de Melhor Clipe Pop no Video Music Brasil 2002, da MTV, e ficado com a terceira colocação no Anima Mundi com Segredos.
Frejat também foi um dos protagonistas do momento mais emocionante da noite: ele e Wanderléia prestaram uma homenagem ao Tremendão Erasmo Carlos, que foi às lágrimas com o troféu recebido. “Fiquei feliz da vida por poder dizer, ao lado da Wanderléia: ‘o meu amigo, Erasmo Carlos!’. Sou um admirador do Erasmo desde criança. Já falei que sou o outro Roberto na vida dele”, brincou Frejat, que assina a música Paz Nunca Mais em parceria com o Tremendão em seu segundo CD solo, o recém-lançado Sobre Nós 2 E O Resto do Mundo.


Vercilo não recebe troféus

Frejat não foi o único a se surpreender com a vitória. Apesar de concorrer com pesos pesados como Fernanda Porto e Davi Morais, Luiza Possi levou pra casa o prêmio de Revelação Solo. Ao receber o troféu das mãos de Luciana Mello e Jair Rodrigues, Luiza, de apenas 18 anos, foi correndo para os braços do pai, Líber Gadelha, presidente de sua gravadora, a Indie Records. No primeiro intervalo que teve, foi comemorar, ao telefone, com a mãe, a cantora Zizi Possi, que não pôde sair de São Paulo para ir à festa.
Surpreso também ficou João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, que foi escolhido o melhor instrumentista do ano, despachando o sempre favorito da platéia Junior. “O Junior é muito popular, achei que era voto vencido”, disse Barone, que voltou ao palco para receber o troféu de melhor grupo, dado aos Paralamas.
Ainda no campo das surpresas, mas dos que não ganharam, está Jorge Vercilo, que já era para ter recebido algum prêmio na cerimônia do ano passado, quando havia lançado o ótimo CD Leve, mas não chegou nem a ser indicado. Desta vez, ele disputou os prêmios de Melhor Cantor e Música (Que Nem Maré), mas perdeu para Gilberto Gil e Tribalistas, respectivamente.
Duas outras vitórias também foram surpreendentes, justificando-se apenas pelo quesito popularidade: a de Ivete Sangalo na categoria Melhor Cantora, desbancando Adriana Calcanhotto e Marisa Monte (que ano passado perdera para Sandy) e Revelação Grupo, dado às meninas do Rouge, que deixaram para trás os queridinhos dos roqueiros, o grupo carioca Detonautas.
Um dos momentos mais esperados e mais curiosos foi quando Sandy interpretou A Minha Alma, sucesso do Rappa. Outro momento inusitado foi Paulo Miklos, vocalista dos Titãs, declamando um pequeno trecho de Aquarela do Brasil, em homenagem ao compositor Ary Barroso, que em 2003 completaria 100 anos.
A festa acabou, ou melhor, começou, na Marina Glória, onde os convidados curtiram um show da Orquestra Imperial com participações de Alcione, Marcelo D2, Leo Gandelman, Fafá de Belém, Luiz Melodia e Erasmo Carlos, seguido de discotecagem com os DJs Marky e Patife.
Com dez anos de estrada, o evento promovido pelo Multishow consagra-se como a maior premiação da música brasileira. Mas quem gosta de música e acompanha o mercado fonográfico torce para que surjam prêmios com tamanha magnitude que sejam escolhidos por quem faz e vive de música. Assim, público e artistas ficariam satisfeitos e poderiam ser evitadas injustiças.



Veja mais:


  Confira os indicados e os vencedores do X Prêmio Multishow


Matérias relacionadas:

  Distorções e nenhum destaque no 12º Prêmio Multishow
  Pitty é recordista de indicações ao 12° Prêmio Multishow
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções