Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Presente para os fãs

O pesquisador Marcelo Fróes (à dir.), idealizador do CD Renato Russo Presente, fala à imprensa sobre o projeto, acompanhado do produtor Nilo Romero. Acima deles, uma grande foto do homenageado parece observar a todos
Galeria de fotos
Para um ouvinte comum, o lançamento de um CD póstumo com 13 faixas – sendo três delas entrevistas, seis músicas já lançadas anteriormente, inclusive em coletâneas do referido artista, e apenas quatro inéditas – pode parecer picaretagem ou interesse meramente comercial. Mas, para aquele fã de verdade, que cria páginas na internet de seu ídolo e guarda fotos dele na parede do quarto, qualquer novidade vale ouro. Foi com esse princípio e pensando em atingir esses fãs – que não são poucos – que a EMI está lançando Renato Russo Presente, o segundo disco póstumo do ex-líder da Legião Urbana.
O CD é fruto de uma pesquisa de dois anos do jornalista Marcelo Fróes, que vasculhou o apartamento de Renato em Ipanema, no Rio, atrás de fitas cassete com registros da voz do cantor. Tudo, é claro, com total apoio da família Manfredini. O resultado são quatro músicas nunca antes lançadas em disco: Mais Uma Vez, Hoje, Boomerang Blues e Thunder Road, produzidas por Nilo Romero, que também tocou baixo e violão em algumas delas.
Mais Uma Vez
, a primeira faixa de trabalho – que está sendo exaustivamente tocada nas rádios – é uma parceria de Renato Russo com Flávio Venturini, e havia sido lançada originalmente no LP Sete, de 87, o último do 14 Bis com Venturini à frente dos vocais. Nunca antes lançada em CD, a música estava sendo remixada para este projeto quando Nilo Romero descobriu a existência de um canal de voz em que Renato cantava sozinho a música. Aí foi só acrescentar os instrumentos: baixo e violão de aço (tocados por Nilo), bateria, teclados, guitarras e violões de nylon e de 12 cordas. As duas versões foram mantidas, a mais nova abrindo o disco e a antiga, fechando.


Aperitivo para os novos discos da Legião

Reconhecida como intérprete, Leila Pinheiro reuniu-se no dia 1º de julho de 1993 para compor uma música com Renato Russo. O resultado foi Hoje, com Leila ao piano e Renato nos vocais, gravada em um cassete que ficou esquecido até o início da pesquisa. No CD, a gravação original foi mantida, com o acréscimo de uma orquestra.
Boomerang Blues é uma antiga composição de Renato que ele nunca havia gravado, tarefa que coube primeiramente ao Barão Vermelho, em 86, e posteriormente a Zélia Duncan, em 2002. à fita com a voz e o violão de Renato, gravada por ele em meados dos anos 80, foram acrescidos o dobro e a gaita de Otávio Rocha e Flávio Guimarães, integrantes do Blues Etílicos, grupo escolhido a dedo por Nilo Romero por causa do estilo da música.
Do mesmo cassete de Boomerang Blues saiu Thunder Road, a quarta e última “inédita” de Presente. A música – que é de Bruce Springsteen, que a gravou originalmente no álbum Born to Run, de 75 – sempre foi uma das preferidas de Renato nas rodinhas de violão, e mostra o inglês fluente que o cantor esbanjou em seu primeiro trabalho solo, The Stonewall Celebration Concert, de 94.
O resto do repertório é completado com músicas certamente já conhecidas dos tais “fãs de verdade” de Renato e da Legião. A Cruz E A Espada, sucesso do RPM nos anos 80, foi regravada pelo autor, Paulo Ricardo, no CD Rock Popular Brasileiro, de 95, que contou com inúmeros convidados, entre eles Renato Russo. Depois disso a versão continuou nas prateleiras das lojas: primeiro, saiu numa coletânea de Renato, o disco duplo da Série Bis; depois, foi relida novamente por Paulo Ricardo, que fez um dueto virtual com o ex-vocalista da Legião Urbana no disco que marcou a volta do RPM, em 2002.
Na mesma Série Bis foi incluída uma outra participação de Renato Russo em disco de terceiros: A Carta, que ele gravou originalmente com Erasmo Carlos no álbum Homem de Rua, que o Tremendão lançou em 92.
Gente Humilde
, de Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes, foi gravada por Renato, acompanhado do violonista Hélio Delmiro, no songbook do Poetinha, lançado em 93. Já Quando Eu Estiver Cantando é, nas palavras do próprio Renato, “a última música do último lado do último álbum” lançado por Cazuza, em 89. A versão de Presente foi gravada ao vivo em um tributo ao Exagerado gravado na Praça da Apoteose, no Rio, em 90, que dois anos mais tarde viraria o disco Viva Cazuza.
A série “mais do mesmo”, como já dizia a Legião, termina com Cathedral Song, de Tanika Tikaram, numa infeliz idéia de misturar a versão que Renato fez em inglês, para o disco The Stonewall Celebration Concert, e a que Zélia Duncan gravou em português em seu disco auto-intitulado, o primeiro pela Warner. A EMI aproveitou-se do fato de ambos terem gravado a canção no mesmo ano (94) e com arranjos semelhantes, mas o resultado não é bom.
Para completar o CD, três entrevistas que Renato Russo concedeu a Marcelo Fróes em 94, 95 e 96, nas quais ele fala de assuntos como política, imprensa, drogas e gravadora. Mesmo sendo a terceira entrevista a última concedida pelo cantor, convenhamos que as faixas não são para ser ouvidas mais de uma vez nem mesmo pelo mais ardoroso fã.
No final das contas, entre erros e acertos, o disco acaba sendo um presente (trocadilho óbvio porém inevitável) para aqueles que montam fãs-clubes e emolduram um pôster do artista para pendurá-lo na parede. Com o boom da internet e dos kazaas da vida, pode ser tentador para quem não pára de escutar Mais Uma Vez nas rádios conseguir apenas essa e as outras três inéditas. Mas, se você é um desses fãs ardorosos, o CD inteiro vale, principalmente como um aperitivo para os discos somente com músicas inéditas da Legião, que Marcelo Fróes, atualmente pesquisando o material, garante existir aos montes.



Veja mais:


  EMI prepara material inédito da Legião
  O que dizem alguns dos músicos participantes de Renato Russo Presente
   Disco:  Renato Russo Presente
     Ficha técnica, faixas e compositores



 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções