Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Os 10 fatos mais relevantes de 2004: Samba, Gospel e Internacional

Arquivo U.M.
Mesmo vendo sua imagem prejudicada devido à guerra das cervejas, Zeca Pagodinho continuou sendo o grande nome do samba em 2004

Por Marcos Paulo Bin
29/12/2004


Samba

1 – Zeca Pagodinho, mais uma vez, é o nome do ano, no bom e no mau sentido. Enquanto curtia o sucesso do CD/DVD Acústico MTV, lançado no fim de 2003, ele via sua imagem desgastada por causa da guerra das cervejas. Mesmo assim, continua sendo reverenciado pelo público e pelos próprios artistas como o principal representante do samba autêntico.

2 – Dudu Nobre não sai da telinha. As regravações de Tempo de Don Don e Goiabada Cascão estouram na novela Celebridade, enquanto A Grande Família é o tema de abertura da série homônima. O cantor é figurinha carimbada em todos os programas de auditório, onde divulgava o CD/DVD Ao Vivo.

3 – Wanderley Monteiro é a grande surpresa do ano. No início de 2004, lançou um belíssimo CD, Vida de Compositor, só com músicas autorais e participação de Beth Carvalho no sucesso Água de Chuva no Mar, que poucos desconfiam ser dele. No final, teve duas músicas gravadas pela Madrinha do Samba – a mesma Água de Chuva no Mar e a linda Pra Conquistar Teu Coração, parceria com Luiz Carlos da Vila.

4 – O grupo Fundo de Quintal encontra na Indie Records o espaço que não tinha na multinacional BMG. Com o ótimo CD/DVD Ao Vivo Convida, eles voltam às paradas de sucesso.

5 – Martinho da Vila grava seu primeiro DVD, Conexões Ao Vivo, que se destaca pelos extras. Eles mostram o sambista de Vila Isabel em rodas de samba, bate-papo com os amigos e viagens a países onde tem carreira sedimentada.

6 – O grupo Toque de Prima lança seu terceiro CD, Daqui, Dali E de Lá, e firma-se como o mais criativo nome da nova geração do samba.

7 – Depois de reler a obra de Paulinho da Viola em CD duplo, Teresa Cristina não decepciona em seu primeiro disco autoral, A Vida Me Fez Assim.

8 – Baterista e melodista renomado, Wilson das Neves lança o segundo CD como cantor, o belo Brasão de Orfeu.

9 – Rodriguinho deixa os Travessos para aventurar-se em carreira solo. Em seu primeiro CD, ele mistura rap ao pagode romântico.

10 – O grupo Pique Novo lança Ao Vivo Vol. 2, o primeiro CD sem Rogério Pique, morto tragicamente em 2003.




Gospel

1 – Aline Barros é contratada pela MK Publicitá e vence o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa” por seu último trabalho pela AB Records, Fruto de Amor. O disco foi gravado quando a cantora enfrentava problemas nas cordas vocais.

2 – O relatório anual da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) aponta o mercado de música religiosa como o que mais cresceu no país em 2003. A categoria ocupa o segundo lugar no ranking de vendas, atrás apenas do pop-rock.

3 – A MK Publicitá lança o primeiro CD de MP3 do Brasil. Ele reúne toda a discografia de Fernanda Brum, mais versões inéditas de algumas músicas, fotos, clipes, playbacks, cifras e entrevista.

4 – O mercado de DVDs ganha força no meio gospel. Alguns títulos de destaque são Apenas Um Toque, de Fernanda Brum; Canta Zona Sul (festival realizado pela MK na Praia de Copacabana), MKaraokê (com clipes de artistas da MK e músicas para karaokê), Deixa O Teu Rio Me Levar, de Soraya Moraes; Resgate Ao Vivo, do Grupo Resgate; e Clamor pela Paz (festival realizado pela Topgospel na Quinta da Boa Vista, no Rio).

5 – Também cresce entre as gravadoras evangélicas o número de discos ao vivo com repertório inédito. Embora seja uma atitude questionável (a não ser no caso das comunidades, que já conhecem o repertório), o sucesso nas lojas é inegável. O primeiro disco de Aline Barros pela MK, Som de Adoradores, vendeu 50 mil cópias em 45 dias. Apenas Um Toque , de Fernanda Brum, já está em 125 mil.

6 – O Kades Singers, um dos maiores grupos vocais do país, deixa a MK Publicitá e vai para a Line Records, onde lança Fé Imbatível, seu melhor trabalho.

7 – Rose Nascimento deixa de lado o estilo pentecostal para gravar canções intimistas no belo CD Para O Mundo Ouvir, que ganhou disco de ouro (50 mil cópias vendidas) em apenas uma semana.

8 – Produtor, arranjador e baixista, Lenilton diz com exclusividade ao UNIVERSO MUSICAL os motivos que o levaram a sair do Novo Som. Ele monta uma nova banda, Rota 33, com quem prepara o primeiro disco.

9 – O francês Chris Durán, ex-cantor de música romântica, contratado da multinacional BMG, lança seu primeiro CD gospel, o refinado Reverência.

10 – O DJ Alpiste grava o primeiro CD/DVD acústico de rap do Brasil.



Internacional

1 – O cantor americano de r&b Usher é a grande sensação do ano. Com o ótimo CD Confessions, ele vende como água e lidera paradas do mundo todo.

2 – Morre o gênio do soul Ray Charles. Poucos meses depois, é lançado o brilhante Genius Loves Company, CD de duetos com astros da música internacional que o cantor preparava quando morreu.

3 – Norah Jones lança seu segundo e ótimo CD, Feels Like Home, e vem ao Brasil fazer shows.

4 – Ex-integrantes do Guns ‘n’ Roses formam o Velvet Revolver, maior revelação do rock de 2004. Seu primeiro disco, Contraband, é excelente.

5 – Vários artistas ou bandas que estavam parados anunciam seu retorno. São o caso de Tears for Fears, Crosby & Nash, The Who, The Doors (que veio ao Brasil com Ian Astbury, ex-The Cult, no lugar de Jim Morisson), Queen (com Paul Rodgers, ex-Bad Company e Free, substituindo Freddie Mercury) e Cream.

6 – O U2 relembra os áureos tempos dos anos 80 no ótimo How to Dismantle An Atomic Bomb.

7 – A inglesa Joss Stone, de apenas 17 anos, surpreende com seu segundo CD, Mind, Body & Soul, mostrando-se um dos grandes nomes da soul music da atualidade.

8 – Os Rolling Stones lançam o magnífico CD duplo Live Licks, registro da turnê comemorativa de seus 40 anos de carreira.

9 – O Linkin Park, um dos principais nomes do new metal, leva 70 mil pessoas ao estádio do Morumbi, em São Paulo.

10 – Ídolo absoluto na Europa, Robbie Williams vem ao Brasil divulgar DVD e coletânea.


Veja mais:


  Em 2004, a criatividade veio de baixo
  Medalhões em busca da independência
  Os 10 fatos mais relevantes de 2004: MPB, Pop-rock e Popular

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções