Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Novo disco do SPC: um “produto nacional” de qualidade

Reprodução
Fernando Pires estreou em grande forma no SPC. Ele e seu grupo acertam em seu novo CD, Produto Nacional, ao investir mais no samba de raiz
Quem põe o novo CD do Só pra Contrariar no aparelho de som e se depara, logo na primeira faixa, com uma versão em pagode para o rock It Ain’t Over ‘Till It’s Over pode pensar que se trata de uma bomba. O sentido da palavra fica a cargo do ouvinte. Os roqueiros e puristas se sentirão em meio a um atentado terrorista, tais foram as mudanças que os irmãos Alexandre e Fernando Pires fizeram no clássico de Lenny Kravitz. Mas os despidos de preconceitos e com ouvidos mais abertos logo perceberão uma música dançante, um típico pagode de mesa com tudo para estourar nas rádios.
E parece que esse segundo grupo foi e ainda é a maioria. A tal música, intitulada em português Minha Fantasia, é o primeiro single de Produto Nacional, o nono CD do Só pra Contrariar em 10 anos de existência, o primeiro sem a voz de Alexandre Pires, que foi substituído pelo irmão Fernando. Quando foi lançada, em abril, a tal “bomba” estourou nas rádios: a música pulou logo para a segunda posição entre as mais tocadas, chegando pouco tempo depois à liderança do dial. A execução maciça da música e o fato de ter caído no gosto do povo levaram o CD a atingir rapidamente a marca de 100 mil cópias vendidas, faturando disco de ouro.
Fernando estréia em grande estilo à frente do SPC. Gravado ao vivo em estúdio, Produto Nacional é realmente um bom disco, até acima da média dos trabalhos anteriores do grupo, por explorar mais o samba verdadeiro. As letras românticas ainda estão lá, em músicas como A Rede, Coisa do Destino e Jeito Atraente, mas o SPC conseguiu, com muita competência, atravessar imune a fina linha que divide o romantismo da pieguice.
Bons exemplos são a regravação de O Que Que Essa Nega Quer, sucesso de Luiz Caldas que ganhou uma levada de samba contagiante, e a faixa-título, Produto Nacional, que aparece em um medley com Clube do Samba, clássico do mestre João Nogueira. O clima de pagode de mesa continua com Ensaio de Escola de Samba; Inigualável Paixão, sucesso com o Grupo Pirraça, em pot-pourri com Jogo de Azar; e Samba do Careta, típica trilha sonora de churrasco, além de Baby, Baby e Reconciliação, resgatadas das rodas de samba que o grupo costumava freqüentar em Uberlândia (MG), sua cidade natal. Outro momento alto do disco é o ótimo calango No Ritmo da Paixão, reforçando a tendência do SPC de se aproximar, sempre com competência, de outros ritmos.
A qualidade do CD também pode ser medida pelo time de compositores escolhidos: entre eles, nomes experientes do samba como Noca da Portela, Royce do Cavaco, Luizinho SP, Sereno e Pedrinho da Flor. Fernando só escorrega mesmo quando, talvez para se auto-afirmar, começa a repetir palavras e expressões no meio das músicas – soltando pérolas como “que gostoso”, “alô meu povo”, “que delícia”, “esse é o SPC” etc. – imitando o É O Tchan. Para não dizer que é marcação, o vocalista chega até a soltar um “tchan-tchan-tchan-tchan”, igualzinho ao Cumpadre Washington (aliás, por onde andará Cumpadre Washington? Cartas para a redação), aproximando o Só pra Contrariar desses grupos e cantores de pagode e de forró que brotam a cada esquina.
Desnecessário. É torcer para que ele deixe essa mania de fora nos próximos discos do SPC, que têm tudo para repetir o sucesso deste e dos melhores momentos de Alexandre à frente dos vocais. O convite para acompanhar a nova fase do grupo está explícito nos versos da música Produto Nacional: “Não fique aí parado, venha pra cá / Fique do meu lado, você vai gostar / De ver a turma toda sambando sem parar / E vendo a alegria que o meu samba vem mostrar”.



Veja mais:


  Alexandre Pires e SPC: nomes à frente de seus tempos
  Alexandre Pires mostra pouca diversidade em 2º trabalho solo
   Disco:  Estrela Guia e Produto Nacional
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Produto Nacional 2
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções