Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Os 10 fatos mais relevantes de 2004: MPB, Pop-rock e Popular

Arquivo U.M.
Dorival Caymmi foi o grande personagem da MPB em 2004. Além de chegar aos 90 anos completamente lúcido, ele ganhou dos filhos dois CDs e um DVD

Por Marcos Paulo Bin
29/12/2004


Confira, a seguir, os 10 fatos mais relevantes de 2004, segundo o U.M., nos segmentos MPB, Pop-rock, Popular, Samba, Gospel e Internacional. Os itens aparecem em ordem crescente de importância. Os discos citados e que foram lançados em 2004 aparecem com link para suas respectivas matérias.

MPB

1 – Dorival Caymmi completa 90 anos e ganha duas belíssimas homenagens dos filhos Nana, Dori e Danilo: o CD de estúdio Para Caymmi, 90 Anos, só com os sambas do pai, e a versão ao vivo, que saiu em CD e DVD e não se restringe ao samba, incluindo também pérolas como O Bem do Mar e Marina.

2 – Completam-se 10 anos da morte de Tom Jobim. Alguns discos são lançados em sua homenagem, mas o melhor mesmo foi ouvir a voz do próprio maestro, no CD Em Minas Ao Vivo – Piano E Voz, resgate de um show feito em BH em 1981. Além disso, o selo Jobim Biscoito Fino – que reúne a Jobim Music e a Biscoito Fino – anuncia que irá reunir e relançar toda a obra de Tom, inclusive os discos lançados no exterior e inéditos no Brasil.

3 – A Trama lança o primeiro DVD de Elis Regina e relança o histórico Elis E Tom, com duas faixas inéditas em DVD-áudio.

4 – Jair Oliveira lança um disco inteiro pela internet (3.2, Trama) e disponível para download gratuito. As barreiras entre gravadoras e meios digitais caem cada vez mais.

5 – Ana Carolina mostra que, para fazer sucesso, um bom artista não precisa só de discos ao vivo ou de releituras. Seu 3° CD, Estampado, é vitorioso tanto em vendas quanto em shows. Três músicas viram temas de novela e o disco gera dois DVD, um de estúdio e outro ao vivo. A cantora vive seus momentos de maior popularidade.

6 – A Sony anuncia que relançará toda a discografia de Roberto Carlos em boxes divididos por décadas. O primeiro saiu em dezembro de 2004, contemplando os discos lançados nos anos 60.

7 – Djavan desliga-se da Sony e cria o selo Luanda Records, totalmente independente em termos de distribuição e divulgação. O primeiro CD, Vaidade, é um dos melhores da carreira do cantor alagoano.

8 – Zélia Duncan deixa o pop temporariamente de lado para gravar sambas, choros e valsas no magnífico CD Eu Me Transformo em Outras, primeiro lançamento de seu selo, que é distribuído por sua gravadora, a Universal.

9 – Depois de anos ausente da mídia, o Roupa Nova deixa a Universal, lança seu selo e volta ao sucesso com o CD e DVD Roupacústico. Mas o grupo ainda depende da multinacional para a distribuição do disco.

10 – Adriana Calcanhotto enfim realiza o sonho de lançar um CD infantil, adotando o heterônimo de Adriana Partimpim.



Pop-rock

1 – Depois de três anos parado, o Barão Vermelho volta à ativa, lança um bom disco e começa uma vitoriosa turnê.

2 – Apontada como a revelação de 2003, em apenas um ano Pitty transforma-se em sensação e um dos grandes nomes do rock nacional. Seu primeiro CD, lançado em 2003, ganha disco de ouro e ela lança o DVD Admirável Vídeo Novo. A cantora também participa dos discos ao vivo do Ira! e de Rita Lee.

3 – Marcelo D2 aprofunda a mistura de rap com samba no primoroso CD/DVD Acústico MTV, um dos melhores discos nacionais do ano.

4 – O vocalista do LS Jack, Marcus Menna, sofre uma parada cardíaca que o deixa em estado grave. Ele sobrevive, mas os médicos não dão prazo para ele se recuperar plenamente. Mesmo sem o cantor, o restante do grupo lança o CD Jardim de Cores, que já tinha as vozes de Menna gravadas. É o melhor dos cinco discos do quinteto.

5 – Após 15 anos separado, o grupo Picassos Falsos – pioneiro na mistura de rock com samba, algo que o Los Hermanos também adotou – volta com o excelente CD Novo Mundo.

6 – O Skank vê o mega-estouro da música Vou Deixar, do CD Cosmotron, lançado em 2003. O grupo ganha sua primeira coletânea de estúdio, Radiola, que inclui essa música e uma ótima releitura para Vamos Fugir, de Gilberto Gil.

7 – O Ira! foge ao óbvio e lança o CD/DVD Acústico MTV repleto de canções pouco conhecidas mas com belíssimos arranjos.

8 – Onze anos depois de estrear em palcos, o ex-vocalista do Planet Hemp Gustavo Black Alien lança seu primeiro CD, Babylon by Gus – O Ano do Macaco Vol. 1, um dos melhores títulos de rap do ano.

9 – O grupo Los Hermanos encerra a temporada de seu terceiro CD, o elogiado Ventura. Mesmo ignorando seu maior sucesso, Anna Julia, e sem músicas de grande apelo radiofônico, o quarteto carioca faz shows lotados e conquista fãs seguidores, lembrando os tempos da Legião Urbana.

10 – O Catedral vence o desafio de ser o único artista de música secular da gravadora gospel Line Records. Seu primeiro CD pela companhia, o acústico Acima do Nível do Mar, alcança as 100 mil cópias vendidas e estoura a faixa Quem Disse Que O Amor Pode Acabar?. O grupo termina 2004 lançando A Resposta de 1 Desejo, último CD com a participação do guitarrista Cezar, morto em acidente de carro em 2003.



Popular

1 – Leonardo chega à marca de 10 milhões de CDs vendidos em sua carreira solo. Ele lança o CD Leonardo Canta Grandes Sucessos, com releituras quase orquestrais de hits do universo brega. A música Fantasias, antigo sucesso de José Augusto, vira mega-hit e o disco ultrapassa a marca de 500 mil cópias vendidas em apenas três meses.

2 – O ano também é de Bruno & Marrone. O DVD Ao Vivo vende 120 mil cópias em cinco meses, e a versão em CD, 300 mil em um mês. Os amigos goianos renovam contrato com a gravadora BMG até 2008.

3 – Ivete Sangalo vive o auge da carreira com o CD/DVD MTV Ao Vivo. A música Sorte Grande, lançada em seu último CD de estúdio, em 2003, faz ainda mais sucesso na versão ao vivo e vira grito das torcidas de futebol. O disco também estoura a inédita Flor do Reggae.

4 – A Jovem Guarda completa 40 anos. A comemoração foi em um show no Canecão, com alguns nomes representativos do movimento. O espetáculo vai virar CD e DVD.

5 – O É O Tchan revive a formação original para gravar o DVD comemorativo dos 10 anos de carreira. O disco também marca a volta deles a uma gravadora, a EMI, após um trabalho independente. O vocalista Beto Jamaica anuncia sua volta ao grupo, enquanto Scheila Carvalho sai.

6 – O programa “Fama 3”, da Rede Globo, revela duas duplas: os sertanejos Hugo & Thiago e os românticos Cídia & Dan.

7 – Um dos artistas mais populares do país, Amado Batista lança seu primeiro DVD, É O Show.

8 – Enquanto os cantores e as duplas ditos “sertanejos” se descaracterizam cada vez mais, adotando o pop-romântico, a Indie Records revela uma grata surpresa, a dupla Dany & Diego. Seu 2° CD, Recordações pra Vida Inteira, mostra realmente uma preocupação em retratar as raízes, o sertão.

9 – Depois de dois discos voltados para o mercado latino, o ex-pagodeiro Alexandre Pires volta a gravar em português. No CD Alto-Falante, ele trata de assuntos polêmicos como o assédio da mídia às celebridades, drogas e homossexualismo.

10 – Fábio Jr. deixa de lado as releituras de seus sucessos – seus dois últimos trabalhos foram um disco acústico e outro ao vivo – para apostar em repertório inédito no bom O Amor É Mais, um dos melhores lançamentos do gênero pop-romântico de 2004.


Veja mais:


  Em 2004, a criatividade veio de baixo
  Medalhões em busca da independência
  Os 10 fatos mais relevantes de 2004: Samba, Gospel e Internacional

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções