Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Alcione é bem-vinda de volta ao estúdio

Os melhores momentos de Faz Uma Loucura por Mim são quando Alcione canta sambas de verdade, como Ritmo do Jazz, a melhor faixa do CD

Por Marcos Paulo Bin

Apesar de ter dito, em 2003, que não ligava para as críticas de continuismo, porque estava lançando seu segundo disco ao vivo consecutivo, estava mais do que na hora de Alcione voltar a gravar músicas inéditas, em estúdio. E a cantora sabia disso. Tanto que não lançou Ao Vivo 3, como cogitara ano passado.
Alcione volta ao estúdio em grande estilo. Uma das grandes vendedoras de discos da atualidade, com a reputação de uma das cantoras brasileiras readquirida desde que entrou para a Indie Records, em 2002, a Marrom dá mais um show em Faz Uma Loucura por Mim.
Entre as 17 faixas, a maioria, como não poderia deixar de ser, é de músicas românticas. Mas é nos sambas de verdade que Alcione cresce. Como em Ritmo do Jazz, de Magnu Souza e Nei Lopes, com um ritmo suingado, misturando samba e jazz, e letra esperta (“Meu samba tem um nhenhenhem / Que pouca gente já sacou / Meu samba faz pandant com jazz / Do jeito que nunca o negão negou”). É disparada a melhor faixa do CD (no final, Alcione faz um “oh, yeah”, à lá Louis Armstrong, que dá um charme especial à música).
Outra grande canção é É O Amor, de Sombrinha, Sombra e Rubens Gordinho, que lembra os áureos tempos da dupla Arlindo Cruz e Sombrinha. Uma boa surpresa no disco é a presença de Serginho Meriti – autor de sucessos na voz de Zeca Pagodinho como Quando Eu Contar (Iaiá) e Deixa A Vida Me Levar – que assina A Que Mais Deixa Saudade.
Alcione também se sai muito bem quando fala de amor em sambas dolentes, como Na Mesma Proporção (Jorge Aragão e Nilton Barros) e Razão E Nostalgia (Dona Yvone Lara e Bruno Castro). Vale destacar também o ótimo forró Sofádorelami (Gerude e Erivaldo Gomes), a abolerada Na Hora da Raiva (Roberto e Erasmo) e a salsa Tocaia (Ronald Pinheiro).
A cantora só não repete a performance naquelas músicas melosas, babadas, exatamente as que fazem sucesso nas rádios populares. A faixa que dá nome ao disco, por exemplo, de Chico Roque e Sérgio Caetano, é a preferida de Marrom para ser a segunda música de trabalho do disco, mas está longe de ser uma das melhores do CD. Enquanto Houver Saudade (Reinaldo Arias e Paulo Sérgio Valle), Mais Um Barco (Vander Lee), Não Pense em Mim (Gilson e Carlos Colla), Contra A Correnteza (Michael Sullivan e Carlos Colla) e A Sangue Frio (Telma Tavares e Roque Ferreira) seguem na mesma linha. Nesse time, as melhores faixas são Queda de Braço (Altay Veloso) e a regravação Você Me Vira A Cabeça (Me Tira do Sério) (Chico Roque e Paulo Sérgio Valle).
Na hora de pôr tudo na balança, o lado mais pesado é o da qualidade. Seja bem-vinda de volta ao estúdio, Marrom. Estava fazendo falta.



Veja mais:


  Público e compositores pedem e Alcione volta (parcialmente) às inéditas
   Disco:  Faz Uma Loucura por Mim
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Alcione lança o CD Uma Nova Paixão e prepara DVD no Circo Voador
  Alcione lança 2º ao vivo em 2 anos
  Alcione quer vender um milhão


Resenhas relacionadas:

  Alcione e Amigos 

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções