Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Medalhões em busca da independência

Divulgação
O mais recente CD de Fernanda Abreu, Na Paz, é uma parceria de seu selo, Garota Sangue Bom, com a gravadora EMI. Essa associação foi uma tendência no ano que termina

Por Marcos Paulo Bin
29/12/2004

O ano que se encerra também ficou marcado por grandes nomes da música brasileira que lançaram seus próprios selos. O único que conseguiu total independência foi Djavan, que saiu da Sony para montar a Luanda Records. O cantor cuida de tudo que se refere ao seu primeiro disco pela gravadora, Vaidade.

O Roupa Nova também saiu de uma major, a Universal, para lançar o Roupa Nova Music. Mas o CD/DVD Roupacústico, primeiro lançamento do selo, ainda é distribuído pela multinacional. O mesmo aconteceu com Sideral (irmão de Rogério Flausino, do Jota Quest) com o disco Lançado Ao Mar, de sua Sideral Experience.

O caso mais comum foi de artistas que se associaram a suas próprias gravadoras. Ao lado da EMI, Fernanda Abreu lançou o CD Na Paz por seu selo, Garota Sangue Bom. É o mesmo caso de Zélia Duncan – que não precisou sair da Universal para lançar o excelente Eu Me Transformo em Outras, projeto pouco comercial, no qual troca o pop por sambas, choros e valsas – e George Israel, do Kid Abelha, que também lançou CD solo, 4 Letras, por seu selo Siri Music, com distribuição da Universal.

A lista deve ser ampliada em 2005. Como disse Serginho Herval, do Roupa Nova, em entrevista ao U.M., muitos artistas querem fazer o mesmo que seu grupo, mas ainda não têm coragem. Do jeito que as coisas andam, a independência, ou no mínimo a associação com as majors, em pouco tempo não será apenas uma saída, mas a solução.


Veja mais:


  Em 2004, a criatividade veio de baixo
  Os 10 fatos mais relevantes de 2004: MPB, Pop-rock e Popular
  Os 10 fatos mais relevantes de 2004: Samba, Gospel e Internacional

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções