Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  “Medalhões” da música gospel aderem ao segmento infantil

Reprodução
Rose Nascimento em meio a crianças. A cantora lançou seu 1° CD infantil em 2003 e continuando o divulgando

Por Marcos Paulo Bin
12/10/2004

Em 2002, ao publicar uma matéria sobre o CD 4 Kids, de Cristina Mel, o U.M. comentou que o mercado de música gospel para as crianças ainda era pouco explorado. Hoje, dois anos depois, a realidade é outra. Antes restrito principalmente a Cristina Mel, Aline Barros e Marilene Vieira – esta última a pioneira nesse segmento, dedicando-se exclusivamente às crianças – o mercado infantil cresceu bastante e ganhou a adesão de outros “medalhões” da música gospel, que antes se dedicavam somente ao público adulto.

A grande surpresa é o Ministério Diante do Trono, o mais destacado grupo de louvor do país, que há três anos criou o projeto Crianças Diante do Trono. O segundo CD do grupo mineiro, Amigos de Deus (2003), foi o vencedor do último Troféu Talento como Melhor CD Infantil. Este ano, eles lançaram Quem É Jesus, baseado no trinômio “brinquedo-guloseimas-música”. Segundo o grupo, em seu site oficial, o objetivo do disco é cumprir o que diz o título: mostrar às crianças quem é Jesus.

Para isso, eles usam a poderosa ferramenta da internet. Logo na primeira faixa, o grupo apresenta um personagem novo, Nena, uma menina de 5 anos, internauta convicta que conhece o Diante do Trono através do site dedicado ao ministério infantil. A partir daí desenrolam-se as histórias e as canções, que procuram mostrar quem é Jesus desde o início da criação até o sacrifício da cruz.

“Pensamos em uma forma fácil de transmitir para as crianças que Jesus não é aquela figura distante e que a morte na cruz não foi somente para os adultos. Daí veio a idéia de convidar uma criança de verdade para integrar a produção e usar a internet como cenário. Tenho certeza que esse trabalho vai impactar a vida de muitos meninos e meninas”, afirma a cantora Ana Paula Valadão, no site “adulto” do grupo.

O desafio da criatividade

Outro nome de peso da música gospel que aderiu ao promissor mercado infantil é Rose Nascimento. Em 2003, ela lançou Aqui Tem Alegria, pela Zekap. Conhecida pela voz grave e pelo estilo pentecostal, a irmã de Mattos Nascimento não parece, a princípio, muito adaptada para o universo infantil. Por isso mesmo, seu disco é voltado para crianças um pouco maiores; a linguagem é mais próxima à de Cristina Mel do que à de Mara, por exemplo.

Embora tenha sido lançado ano passado, Rose Nascimento continua divulgando o CD. Em 12 de outubro, Dia das Crianças, ela cantou no Piscinão de Ramos, no Rio, ao lado de outros nomes do cast da Zekap apresentando as canções do disco. São 11 faixas – cinco assinadas pelo irmão Marquinhos Nascimento – em que alguns temas originais se misturam a assuntos já tratados por outros cantores.

Na primeira linha, um destaque do disco é Sou Criança, que sugere à criançada curtir a infância e deixar o namoro para o momento certo. Um tema muito importante, já que a sexualidade, cada vez mais exposta na mídia a qualquer hora do dia, hoje chega prematuramente às crianças. Esta canção é um bom exemplo do público-alvo de Rose – os meninos e meninas próximos da pré-adolescência.

Outras canções trazem temas bem recorrentes, como Super-Herói (que mostra Jesus como o verdadeiro herói, assunto tratados por Cristina Mel e Alessandra Carvalho em seus novos discos, respectivamente Tempo de Ser Criança e O Herói Que Não Está na TV), Parabéns (Aline Barros cantou o assunto em Bom É Ser Criança Volume 2) e Brasil (mesmo nome de uma faixa do recente disco de Mara, embora os enfoques sejam um pouco diferentes). Já Escovar Os Dentes é bem parecida com O Amigo Dentista, do CD Cantando E Aprendendo, lançado pela cantora campineira Alessandra Carvalho também em 2003.

Alessandra, mulher do pastor Guilherme Carvalho, é a aposta da gravadora paulista Bompastor para o segmento infantil. Aprendendo E Cantando foi o primeiro trabalho infantil da cantora de apenas 33 anos, que estreou em disco em 2001, com um CD “adulto”. O disco é, de todos os citados anteriormente, talvez o que tenha a maior preocupação com o evangelismo das crianças, ao lado do de Cristina Mel. Nele, Alessandra estimula os pequeninos a louvar a Deus (Ao Acordar) e a ler e seguir Sua Palavra (Alfabeto do Crente, Vitaminas Espirituais), além de alertar para o perigo do pecado (O Tijolinho). Esperança encerra o CD falando dos problemas do mundo e afirmando que existe a possibilidade de mudanças. É mais ou menos a forma que Rose Nascimento termina seu Aqui Tem Alegria; a principal diferença é que Alessandra dá o foco nas crianças, enquanto Rose, no país.

Cantando E Aprendendo tem apenas nove faixas, mas todas vêm com playback. O disco é no formato de um livro, com as canções ilustradas ora por fotos da cantora ora por histórias em quadrinhos. É exatamente o mesmo formato adotado por Cristina Mel em Tempo de Ser Criança, sendo que este último traz também as cifras das músicas. Este ano, Alessandra voltou ao formato tradicional ao lançar O Super-Herói Que Não Está na TV. O disco é maior que o anterior – agora são 13 faixas, mas apenas quatro têm playback.

O fato é que a música evangélica para as crianças, que há dois anos tinha poucos representantes, agora expandiu-se. E, com isso, vem o problema das repetições, mesmo que não sejam propositais, de temas, ritmos e formatos. Diante da expansão do segmento musical infantil – que em breve, certamente, terá novos adeptos – fica para os artistas o desafio da criatividade, para atender a esse exigente público. É a velha máxima do mercado: nada como a concorrência para forçar que os produtos tenham cada vez mais qualidade.


Veja mais:


  Mara ganha superprodução para seu primeiro DVD infantil
   Disco:  Mara Maravilha para Os Pequeninos Volume 3
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Feliz pra Valer

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções